Livros na Murtosa e música cubana na Torreira.

O CRM – Oficina de Dança e Artes Criativas - acolhe, o lançamento do livro “Folheia-me”, a mais recente criação do poeta Murtoseiro António Rodrigues.

A apresentação da obra estará a cargo de Matilde Santos e a sessão será pontuada por momentos musicais trazidos pelo grupo “Nove para Dois”.

António Rodrigues nasceu na véspera do dia da romaria de S. Paio da Torreira de 1974, na freguesia do Bunheiro, concelho da Murtosa, onde cresceu e sempre viveu.

Coautor em várias coletâneas de poesia (6 em Portugal e 2 no Brasil, autor do livro “Empresta-me o teu olhar (2021) e coautor do livro “Diabruras, Momices e outras Trapalhices (2022), em parceria com os poetas Murtoseiros Francisco José Rito e Maria da Ascensão Rodrigues.

A ria, o mar e o amor são a fonte de inspiração de todos os seus poemas.

Apresentação este sábado às 16h.

Outra das propostas culturais do dia vai para a a presença do músico Victor Zamora e do seu Sexteto Cuba em mais um concerto da programação de verão “Sol da Torreira”.

Sexteto Cuba é uma formação de músicos cubanos criada pelo pianista Victor Zamora para replicar em Portugal os ritmos de Cuba.

O projeto nasceu em 2021 e já passou por inúmeras salas e festivais de música em Portugal.

É, acima de tudo, um tributo à música tradicional cubana dos anos 30, 40 e 50, do qual fazem parte artistas, como Compay Segundo, Nico Saquito, Los compadres, Buena Vista Social Club, entre outros. Através de releituras de clássicos do cancioneiro cubano, o grupo convida o espectador a saborear a essência da cultura cubana, com o virtuosismo do piano de Zamora e o colorido do Latin Jazz.

Nascido na província de Vila Clara, no centro da Ilha de Cuba, Victor Zamora está desde há muito radicado em Portugal.

O espetáculo decorre a partir das 22h no Largo da Varina.