José Carlos Mota apresenta obra sobre “participação cívica em Portugal".

A Universidade de Aveiro é palco do lançamento do livro “A participação cívica em Portugal” de José Carlos Mota.

Docente e investigador da UA escreveu para a coleção Ensaios da Fundação Francisco Manuel dos Santos sobre a participação cívica.

Depois da estreia em Lisboa, o ciclo de encontros para o lançamento do livro já passou por Coimbra e Braga (10 de novembro) e depois de Aveiro irá a Faro (24 de novembro) e Porto (10 de dezembro).

Em Aveiro a sessão conta com quatro oradores: Artur Rosa Pires, Professor Aposentado UA; Pompílio Souto, Arquiteto e Coordenador Plataforma Cidades; Rui Macário Ribeiro, Fundador e Coordenador do Projeto Património/Memória Comum – Associação e José Carlos Mota, Autor e Professor UA, numa conversa moderada pela Jornalista Maria José Santana.

O reconhecimento do valor do capital de experiência participativa acumulado ao longo dos 50 anos de democracia, importância da participação cívica como forma de cuidar da esperança coletiva, a necessidade de criar redes colaborativas mais eficazes que reúnam cidadãos e organizações com propósitos comuns, articulando iniciativas dispersas e a urgência de instituir mecanismos financeiros de incentivo à participação cívica, que sustentem a capacitação, a mediação, a facilitação e a experimentação, valorizando o território como laboratório da democracia são os motes do livro e da conversa desta quarta a partir as 18h30 na Casa Dr. Lourenço Peixinho (Rua José Rabumba).

O evento, de entrada livre, que se insere no Projeto Matriz (estratégia cultural da UA que tem como sede a Casa Dr. Lourenço Peixinho), conta com o apoio da Fundação Francisco Manuel dos Santos.