Valdemar Aveiro apresenta, esta noite, mais uma obra dedicada à pesca do bacalhau.
“Apelos do passado” evoca a pesca do bacalhau em mais um retrato que faz das memórias de um antigo capitão um documento vivo sobre a pesca.
Lançamento, às 21h30, no Museu Marítimo de Ílhavo, com apresentação a cargo de Álvaro Garrido, antigo consultor do MMI.
A coleção de livros continua a crescer e Valdemar Aveiro entende que a ligação que perdura na memória confirma que apesar das dificuldades há um universo especial em cada viagem ao bacalhau.
Fala de “saudade” como a palavra que melhor define esse sentimento por ver no mar, a bordo, valores que hoje se perderam nas sociedades (com áudio)
O antigo capitão comentou, ainda, a estreia do filme Terra Nova, realizado e escrito por Artur Ribeiro e adaptado da obra “O Lugre” de Bernardo Santareno.
Mostrou-se pouco entusiasmado com o que viu das primeiras imagens promocionais por considerar que existe pouco realismo.
No elenco estão os atores Virgílio Castelo, João Reis, Pedro Lacerda e João Catarré.
Obra que conta a história de uma viagem do lugre Terra Nova na pesca do bacalhau, em 1937, e a viragem dos mares do Canadá para a Gronelândia.
Enquanto a tripulação luta contra tempestades e o frio do Atlântico Norte, numa rota nunca antes navegada, o medo e conflito entre a tripulação intensifica-se, numa luta contra o mar e numa luta entre os homens.
Valdemar Aveiro assegura que nunca viveu clima de rebelião a bordo (com áudio)
Outro dos temas que abordou, em entrevista à Terra Nova, foi a dinamização de um movimento na rede social facebook para salvar o Argus.
Elogia a iniciativa mas arrefece expetativas por considerar o casco irrecuperável (com áudio)