A Língua Portuguesa esteve em destaque na noite de 18 de março, no Cine-teatro S. Pedro, onde teve lugar a cerimónia de entrega de prémios relativos ao Concurso Literário D. Duarte de Lemos. O Departamento de Línguas do Instituto Duarte de Lemos dinamizou a quinta edição do Concurso Literário D. Duarte de Lemos, que visa não só homenagear a língua portuguesa, fomentando o gosto pela escrita, como também homenagear o senhor da terra da Trofa, D. Duarte de Lemos.
Este concurso literário, promovido junto de escolas a nível local e nacional, foi acolhido pelos jovens escritores de uma forma entusiástica, tendo sido apresentados a concurso vários contos inéditos em prosa de alunos do terceiro ciclo do ensino básico, subordinados ao tema “A amizade”.
A seleção dos melhores contos foi feita por um júri composto por Joaquim Vieira (jornalista e coautor da coleção “Duarte e Marta”), Elsa Corga (vereadora da Cultura e do Desporto da Câmara Municipal de Águeda), Maria Conceição Vicente (autora de livros infanto-juvenis), Odete Ferreira (escritora), e João Coelho (Diretor Pedagógico do Instituto Duarte de Lemos).
No final da primeira parte, procedeu-se à entrega dos prémios relativos ao concurso de poesia promovido junto dos alunos do 2.º ciclo do Instituto Duarte de Lemos, tendo sido feita a leitura dos três poemas vencedores, também eles subordinados ao tema “A Amizade”. Carolina Seixas, José Brinco e Mariana Cardoso foram os vencedores, tendo obtido o primeiro, segundo e terceiro lugares respetivamente.
Após um pequeno intervalo, o espetáculo reiniciou com uma breve homenagem a Nicolau Breyner, ator português que faleceu na semana passada. Seguiu-se a peça de teatro “Proskenion”, levada à cena pelo grupo de teatro do Instituto Duarte de Lemos, Ar(e)s D’ensaio.
A noite terminou com a entrega dos prémios relativos ao V Concurso Literário D. Duarte de Lemos, onde o conto “Um canto de conversa” da autoria de Rafael Ligeiro Rodrigues, aluno da Escola Dr. João de Barros, da Figueira da Foz, foi o vencedor.
Em segundo lugar ficou a aluna Beatriz Castro Pais, da escola Dr. Acácio de Azevedo, de Oliveira do Bairro, com o conto “Diferentes mundos unidos por uma amizade”, seguida, em terceiro lugar, pelo aluno Manuel Brinco, aluno do Instituto Duarte de Lemos, com o conto “Treze anos”. Houve ainda lugar para a atribuição de duas menções honrosas a Daniela Quaresma, do Instituto Duarte de Lemos, e a Ana Rita Ribeiro, da escola Dr. João de Barros.
A Coordenadora do Departamento de Línguas, Alexandra Sucena, congratulou-se pelo sucesso da iniciativa, salientando "o facto de que muitos foram os contos a concurso, o que demonstra que afinal os alunos portugueses gostam de ler e escrever na língua de Camões".
António Pinho, Diretor Pedagógico do Instituto Duarte de Lemos, dirigiu-se aos pais, alunos, professores e restantes membros da comunidade educativa para destacar a importância das palavras Liberdade e Confiança na vida do IDL. “A liberdade de ensinar, aprender e criar, a liberdade dos pais escolherem a escola e o projeto educativo em que mais confiam para a educação dos seus filhos, a liberdade e a confiança que a todos une e que ano após anos permite a realização de eventos desta natureza, que a todos emocionam e orgulham”.