Hélia Correia e Valter Hugo Mãe na programação da Biblioteca Municipal de Albergaria.

Os premiados autores Hélia Correia e Valter Hugo Mãe vão estar à conversa com os leitores no novo ciclo de programação da Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, que abrange os meses entre Abril e Julho. A vencedora do Prémio Camões 2015 estará em Albergari a 16 de Abril, no âmbito da apresentação da peça de teatro “Perdição – Exercício Sobre Antígona”, baseada na sua obra. Já Valter Hugo Mãe, cujos livros têm sido bem acolhidos em países tão diferentes como o Brasil, Alemanha, Croácia ou Finlândia, estará na Biblioteca na noite de 20 de Maio.

Ao longo dos próximos quatro meses, destaque para atividades em família, que exploram a ligação da leitura com outras áreas. Assim, nas manhãs de 9 de Abril e 14 de Maio, pais e filhos aprendem a confecionar pratos simples nas sessões Divercook Kids, um projeto que visa sensibilizar os mais novos para a importância da alimentação saudável.

No dia 30 de Abril, o artista, escritor e promotor da leitura, Paulo Condessa, estará na Biblioteca para desenvolver a oficina “O Tamanho do Infinito”, onde as famílias são convidadas a utilizar várias partes do corpo para contar uma história.

Na manhã de 9 de Julho, os bebés entre os seis e os 12 meses terão a oportunidade de explorar livros especialmente pensados para si na atividade “Contos e Fraldas” e, no mesmo dia, mas à tarde, as crianças entre os quatro e os oito anos podem dar os primeiros passos no Yoga com o auxílio do livro “A Lagartinha que tinha um sonho”.

Para quem gosta de histórias que transportam os leitores e ouvintes a mundos mágicos, o SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa do Município de Albergaria-a-Velha vai continuar a desenvolver as sessões “Aos Sábados, Contigo Contigo!” nos primeiros sábados de cada mês.

A 18 de Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o público pode conhecer os resultados da escavação arqueológica, restauro e valorização das Mamoas do Taco, ruínas megalíticas com cerca de 6000 anos, conhecidas desde finais do século XIX. A seguir à conferência, está prevista uma visita ao sítio arqueológico, na ZonaIndustrial de Albergaria-a-Velha.

No final do mês de Abril, a 29 e 30, educadores, docentes, bibliotecários e animadores voltam a reunir-se para o terceiro encontro 'A Biblioteca e a Aprendizagem Criativa' – “Para Além de Princesas e Dragões”. O tema deste ano é “A Oralidade como Objeto de Ensino” e o evento contará com diversos especialistas e promotores da leitura como Clara Haddad, Jorge Serafim e Paulo Condessa.

Nos próximos meses, as apresentações de livros e as exposições de arte vão continuar a fazer parte da programação.

No ciclo “Encontros com Letras” o público poderá conhecer as obras “Crónicas do Delfim”, de Ana Borges, e “Sou...”, de Daniela Cardoso, nas tardes de 9 de Abril e 14 de Maio, respetivamente.

Em termos de exposições, a Biblioteca Municipal tem patente, este mês, a mostra de pintura “Dos Esquissos do Professor”, de Fausto Ferreira.

Em Maio, há uma retrospetiva do trabalho de Jaime Borges e, no mês seguinte, a Albergariense Isaura Lalanda expõe “As Pás dos Ventos”.

Nos meses de verão, a Biblioteca recebe “Diários Gráficos – Páginas do Quotidiano”, de Suzana Nobre (Julho) e “Expressões”, uma mostra de trabalhos dos Alunos do Colégio de Albergaria (Agosto).