“À conversa com… Gonçalo M. Tavares” no “Convés” da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.
O escritor português mais premiado da sua geração vai estar no “Convés” da Fábrica das Ideias, esta segunda, às 19h30, para uma conversa com os leitores.
O seu novo livro “A Mulher-sem-cabeça e o Homem-do-mau-olhado” será apenas o ponto de partida para, o que se espera ser, uma viagem pela obra do autor. A conversa será moderada por Sara Reis da Silva (Universidade do Minho).
Gonçalo M. Tavares nasceu em 1970. Hesitou entre o futebol e a matemática pura, mas o seu percurso levou-o à escrita e, atualmente, é considerado um dos grandes escritores em Língua Portuguesa, reconhecido pela crítica internacional.
Muitas das suas obras foram premiadas em Portugal e no estrangeiro: Prémio José Saramago (2005) e Prémio Ler/Millenium BCP (2004), com o romance “Jerusálem”; Prémio Revelação APE com “Investigações, Novalis”; Melhor Livro Estrangeiro (França, 2010); Prémio Portugal Telecom 2007 e 2011 (Brasil); Prémio Internazionale Trieste 2008 (Itália); Prémio Belgrado 2009 (Sérvia) entre muitos outros.
Os seus livros possuem cerca de 400 traduções em 36 línguas, com edição em 52 países e deram origem a diversos trabalhos artísticos e académicos: peças de teatro, peças radiofónicas, curtas-metragens, performances, objetos de artes plásticas, óperas e até a projetos de arquitetura. É um dos dez escritores que faz parte do Comité do “Finnegan’s List 2014, European Society of Authors”.