Gerson de Sousa Batista em residência artística do projeto CreArt 3.0 em Valladolid.

O artista aveirense Gerson de Sousa Batista foi selecionado para participar na residência artística do projeto CreArt 3.0 organizada pelo Município de Valladolid e que decorre entre 13 de outubro e 15 de dezembro 2024.

Para esta residência foram, ainda, selecionados Marcin Ryczek, de Lublin [Polónia], e Hanna Trofimova, de Lviv [Ucrânia].

Os três artistas vão trabalhar nas Galerías VA, instaladas num antigo mercado da cidade recentemente requalificado e que funciona como incubadora de projetos artísticos.

Gerson de Sousa Batista, nascido em 1988, é um compositor, multi-instrumentista, encenador, dramaturgo e poeta natural de Aveiro.

A participação nesta residência artística resulta de Aveiro ser parceiro do projeto CreArt 3.0, uma rede de cidades que reúne 14 entidades de 13 países europeus e tem vigência entre 2024-2026 enquadrado no programa Europa Criativa.

Como uma dos seus objetivos principais prende-se com proporcionar aos artistas da Região de Aveiro oportunidades de desenvolver trabalho criativo e de contribuir para a sua formação e afirmação no universo das artes.

Simultaneamente, o programa de atividades realizado em Aveiro permite acolher artistas provenientes das outras cidades criando sinergias com os congéneres e com a comunidade e, deste modo, contribuindo para as dinâmicas culturais locais.

As residências artísticas são uma das ações principais do projeto, uma vez que proporcionam a mobilidade de artistas numa escala europeia e são oportunidades privilegiadas para a criação artística em ambiente de partilha de experiência com outros artistas.

O projeto que vai desenvolver intitula-se The Magic Painting – a journey from humble origins to mystical artistry e conjuga pintura, instalação artística, artes visuais, teatro e performance, música, literatura e comédia e novos media.

A Câmara de Aveiro integra o projeto CreArt 3.0 que iniciou em janeiro de 2024 e vigora até final de 2026, “continuando a apostar nas residências artísticas como um contributo para a criação artística e para a formação dos artistas, bem como forma de proporcionar oportunidades de valorização e de afirmação de novos talentos da rede CreArt”.