A galeria da antiga capitania recebe, a partir deste sábado, a exposição “Eurico Gonçalves: Narrativas de Sonhos”.
Esta mostra tem como curadores Marlene Oliveira e Perfecto Cuadrado.
Mais um evento que afirma a centralidade de Aveiro na Arte Contemporânea, desta vez através do protocolo existente e em efetivação com a Fundação Cupertino de Miranda.
Nesta exposição podem ser revisitadas 48 obras de Eurico Gonçalves, desde início dos anos 50 até 2005, da coleção da Fundação Cupertino de Miranda.
A partir desta exposição é possível notar a evolução da obra deste artista com trabalhos mais relacionados com um Surrealismo figurativo.
A exposição “Eurico Gonçalves: Narrativas de Sonhos” pode ser visitada até ao dia 29 de janeiro de 2023, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00, na Galeria da Antiga Capitania.
Outra mostra em agenda é sobre tipografia arte nova.
O Museu Arte Nova acolhe, de 22 de outubro a 23 de abril de 2023, a exposição Grafia da Natureza.
Uma exposição interativa sobre tipografia Arte Nova que convida a descobrir as fontes tipográficas desenvolvidas no âmbito do movimento Arte Nova e as artes gráficas onde surgem utilizadas, permitindo, ao mesmo tempo, vislumbrar a sociedade da época, que surge retratada nos cartazes publicitários e na imprensa.
A exposição conta com a colaboração da Réseau Art Nouveau Network à qual Aveiro pertence, posicionando Aveiro nas manifestações Arte Nova à escala europeia.
O projeto foi apoiado pelo programa ProMuseus da Rede Portuguesa de Museus, Direção Geral de Património Cultural
A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00, no Museu Arte Nova.