“Alentejo, Alentejo”, de Sérgio Tréfaut, é o filme em exibição esta terça no teatro Aveirense em filmes das nossas terças. Em exibição a obra que ganhou o prémio de Melhor Filme Português no IndieLisboa 2014 e que apresentou candidatura do Cante Alentejano a Património Imaterial da Humanidade (UNESCO).
Alentejo, Sul de Portugal. Dezenas de grupos amadores reúnem-se regularmente para ensaiar antigos cantos polifónicos e para improvisar modas sobre o tempo presente. Isto é o cante. Nascido nas tabernas e nos campos, o cante transmitiu-se ao longo de várias gerações. Nas últimas décadas, com a diáspora alentejana, novos grupos surgiram na periferia de Lisboa e em diversos países de emigração. Muitos deles formados por adolescentes e crianças, provando que o cante está vivo e é o traço identitário de toda uma população. Alentejo, Alentejo é uma viagem a um modo de expressão musical único e à paixão dos seus intérpretes.
Os filmes das nossas terças são uma iniciativa Teatro Aveirense, Plano Obrigatório e Câmara Municipal de Aveiro e têm o apoio do ICA e Secretaria de Estado da Cultura. Os bilhetes têm um custo de 4€ (desconto de 50% no bilhete mensal).