O Festival de Teatro João d’Almeida está de volta à Vista Alegre para homenagear o patrono do Grupo.
É 4ª edição de um festival que homenageia o patrono do grupo e figura da Vista Alegre, homem das artes, das letras e dos palcos.
Nos meses de outubro e novembro, os serões de sábado estão confirmados no Teatro da Vista Alegre – Laboratório das Artes com teatro, às 21h30, com grupos de vários pontos do país.
Este sábado, na abertura, o Grupo de Teatro Aldeia Verde de Lazarim apresenta a peça “A família Penetra”.
No sábado seguinte, dia 12 é a vez do Teatro à Sexta, de Viana do Castelo, levar à cena a peça “Call Center”.
Uma semana depois, dia 19, de Vila Nova de Gaia, a Associação Cultural e Recreativa "Os Amigos Vilarenses" apresenta-se com a peça “Uma bomba chamada Etelvina” de Henrique Santana.
No dia 2 de novembro, o Grupo de Teatro Ribalta volta a apresentar a peça que estreou no Bicentenário da Vista Alegre, “200 Anos – Por baixo da História”.
No dia 9 de novembro, o Festival termina com o Grupo Cénico da Paróquia de Oliveira do Douro, com a peça, “O Velório”.
O Grupo de Teatro Ribalta assume a organização deste Festival com apoios da Vista Alegre, Câmara de Ílhavo, Junta de Freguesia de São Salvador Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e projeto 23Milhas.
João Esteves de Almeida estreou-se no teatro aos 9 anos. Foi encenador, ator, poeta, pintor, escritor e dirigiu numerosos espectáculos.
Foi por iniciativa do “mestre”, como ainda hoje é referido por muitos dos que com ele privaram, que o grupo não só deixou cair a antiga denominação – Grupo Cénico da Fábrica da Vista Alegre –, passando a adotar o nome Grupo de Teatro Ribalta, mas também conseguiu tornar-se autónomo, aprovando estatutos próprios.
João d’Almeida viria a falecer em 2015 mas a sua marca continua bem viva no Ribalta, no lugar e nas gentes da Vista Alegre.
Além da homenagem ao mestre, outro dos grandes objetivos desta iniciativa é o intercâmbio cultural e artístico entre grupos de teatro amador de diferentes localidades.
Os bilhetes estarão disponíveis nas bilheteiras da Casa da Cultura de Ílhavo, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e em bol.pt.