Festivais de Outono: Isabel Alcobia (Soprano) e João Pontes de Araújo (Piano) em concerto no Seminário de Santa Joana Princesa.

Ventos, sopros, viagens musicais pelos Festivais de Outono.

Ventos que trazem sons de vários cantos do mundo, do Oriente ao Ocidente, mas também de épocas distintas vão ouvir-se nas próximas paragens dos Festivais de Outono, essa grande viagem sonora promovida pela Universidade de Aveiro (UA) que decorre até 25 de novembro.

As paragens estão agendadas para dias 3, 4 e 5 de novembro, em três locais distintos em Aveiro e Oliveira de Azeméis.

Um recital composto por um conjunto de canções que nos transportam para várias regiões do globo é a proposta de Isabel Alcobia (Soprano) e João Pontes de Araújo (Piano) em "Ventos do Mundo".

Do Norte ao Sul da Europa, com obras de Edvard Grieg, Maurice Ravel e Joaquin Turina, da América do Norte à América do Sul, através de obras de Samuel Barber e Alberto Ginastera.

O recital está agendado para esta quinta, às 21h30, no Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro.

Em Oliveira de Azeméis presença de Trio Atlântico.

O repertório do concerto “Do Mediterrâneo ao Báltico - Viagem musical com Trio Atlântico”, a 4 de novembro, às 21h30, na Capela de N. Sra de La Salette (Oliveira de Azeméis), foi escolhido de forma a ilustrar as raízes musicais de cada um dos músicos deste trio.

Oriundos de países com ricas tradições musicais - Polónia, Hungria e Itália – o coletivo propõem uma viagem pelo repertório de obras para trio de cordas escrito no século XX por compositores de cada um destes países.

O Trio Atlântico é formado por três músicos estrangeiros a residir em Portugal: a polaca Kinga Maria Switaj (Violino), a húngara Judit Bánk (Viola d’Arco) e o italiano Alberto Restivo (Violoncelo).

São todos membros da Orquestra Filarmonia das Beiras, e já há alguns anos que fazem juntos música de câmara.

A formação do trio é recente, surgiu durante pandemia como forma de manter uma atividade musical num período em que esta foi severamente restringida.

Finalmente, o concerto “Sopros em Viagem”, pela Orquestra de Sopros do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA)/UA, dirigido pelo maestro convidado Fernando Marinho, propõe uma viagem musical que é tanto de lugares, como de épocas históricas distintas.

Será dia 5 de novembro, a partir das 21h30, no Auditório Renato Araújo, no edifício da Reitoria da UA.