Festivais de Outono debatem papel da música na comunidade.
Os Festivais de Outono propõem, para esta quinta, um debate sobre o papel da música na comunidade e as práticas pedagógicas em diversos contextos.
O ponto de partida é o projeto “Paluí” que deu origem a CD, espetáculos, livros e trabalhos em vídeo, sob direção de Helena Caspurro, professora da Universidade de Aveiro (UA).
O ponto de partida para o debate de dia 19 de novembro, online, às 17h30, é a exibição do filme-concerto, que estreou durante os Festivais de Outono, ficando acessível (https://www.youtube.com/watch?v=uJb3hh_aW64&feature=youtu.be) ao público até dia 26 de novembro, e do documentário (a estrear no dia 19), registam, respetivamente, produto artístico e processo realizado e apresentado, o primeiro integralmente, no Festival Ao Alcance de Todos, em abril de 2019, na Casa da Música.
O espetáculo, que é uma desconstrução musical da obra original, “Paluí”, constitui uma proposta de abordagem cénica da música através do drama, dança e projeção de imagem, congregando em palco mais de uma centena de pessoas. Tratou-se de um trabalho colaborativo de música na comunidade com dois propósitos paralelos. Por um lado, um propósito de investigação e intervenção em domínios como a inclusão social, pesquisa artística, educação e didática da música.
Por outro, visou promover processos expressivos e de cocriação artística e transdisciplinar de alunos e docentes do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA, de diferentes áreas (música, design, comunicação).
O espetáculo envolveu pacientes, enfermeiros e outros trabalhadores do Hospital Psiquiátrico de Magalhães Lemos, Porto, alunos e docentes de música da Escola Superior de Educação (ESSE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP), músicos e artistas do Serviço Educativo da Casa da Música, e ainda do Centro de Infância, Arte e Qualidade de Aveiro (CIAQ). Resultou, portanto, da parceria de todas estas entidades.
Para Helena Caspurro, diretora artística de “Paluí” e investigadora integrada do Instituto Etnomusicologia – Centro de Música e Dança (INET-md), o debate reveste-se de particular interesse para alunos e educadores, dado que estarão em debate temas, tais como: a educação, a comunidade, a performance, a criatividade, a interdisciplinaridade, os estudos artísticos.
Outros temas mais específicos, como o modelo de trabalho e o espetáculo apresentado, poderá ser inspirador para quem quer realizar projetos de intervenção artística de natureza criativa e transdisciplinar em qualquer escola de ensino musical e artístico e revestindo-se de interesse, portanto, para docentes e educadores não apenas da UA, mas que exercem atividade em conservatórios, academias, escolas do Ensino Básico, em áreas como a Educação Musical, Expressão Dramática, Artes Visuais, entre outras.
Para se assistir ao debate, à exibição do filme-concerto e ao lançamento do documentário bastará aceder à página dos Festivais de Outono, aqui, e clicar no link que em breve estará disponível e possibilitará o respetivo acesso.
Para a visualização apenas do filme-concerto, ou seja, o espetáculo integral apresentado na Casa da Música, basta clicar na hiperligação indicada mais acima.
Para sexta a proposta é a atuação da FlutUA - Orquestra de Flautas da Universidade de Aveiro em formato online.
Espetáculo, às 19h, com a direção do maestro Jorge Salgado Correia.