Faleceu hoje em Avanca, com 69 anos, Américo Soares, o primeiro Presidente do Instituto Nacional de Cinema de Moçambique.
Sobre a égide do governo de Samora Machel, Américo Soares foi o grande obreiro de um Instituto de Cinema que, em Maputo, reuniu um dos raros laboratórios de cinema em África e uma forte estrutura que controlava a exibição e a produção cinematográfica de todo o país.
Foi este Instituto que permitiu a formação dos cineastas moçambicanos, organizando em Maputo ações de formação com realizadores como Godard ou Ruy Guerra. Apostados em transformar os guerrilheiros em operadores de câmara, foram estes novos técnicos que se espalharam por todo o país e permitiram filmar o mais icónico jornal de atualidades cinematográficas de todo o continente africano.
Chamado “Kuxa Kanema”, esta série de filmes de 20 a 30 minutos tinham texto do escritor Luís Patraquim, direção de Fernando Silva e locução do próprio Américo Soares.Deslocando-se durante toda a vida numa cadeira de rodas, estudou na Escola Comercial de Lourenço Marques, tendo passado pelos jornais e movimentos políticos e revolucionários de então.
Embarcou para Portugal e empreendeu uma destemida viagem, a salto, num triciclo motorizado com que atravessou toda a Europa, tendo chegado à Suécia, onde foi exilado político.Personalidade carismática, após mais de seis anos à frente dos destinos do cinema em Moçambique, regressa a Portugal e em Avanca inicia uma bem sucedida carreira de empresário, tendo construído uma rede de lojas de revelação rápida de fotografia por todo o país, uma outra de emolduramentos e uma pequena distribuidora de filmes em vídeo.
Alargando os negócios ao Brasil e mais tarde também a Moçambique e África do Sul, mais recentemente dirigia uma editora online que foi pioneira na impressão digital de livros em Portugal.
Numa das primeiras edições do Festival Internacional de Cinema AVANCA, Américo Soares pôde contar um pouco da sua história e da sua riquíssima experiência de vida, tendo colaborado sempre com o Cine Clube de Avanca.
O funeral realiza-se quinta-feira dia 23 às 15h na Igreja Matriz de Avanca, no Concelho de Estarreja e Distrito de Aveiro.
Fonte: CCA