A Fábrica da Ciência recebeu o Bootcamp do projeto OpenUS4ALL para formação de professores na área da educação STEAM.
Este encontro no final de Novembro envolveu a participação de elementos do Departamento de Educação e Psicologia da UA, da Fábrica, da Universidad Miguel Hernandez, do MUDIC e de professores de Alicante e do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento.
Promover a Educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) no ensino secundário em Portugal, Espanha, Grécia e Turquia é o grande objetivo do projeto Erasmus+ OpenUS4ALL - “Open Universal STEAM for All”.
Neste projeto que conta com 8 instituições parceiras dos 4 países envolvidos, a Universidade de Aveiro é representada pelo Departamento de Educação e Psicologia (DEP) e pela Fábrica Centro Ciência Viva, sendo responsável pelo desenvolvimento de atividades e ferramentas educativas de apoio digital e pela conceção e implementação do programa de formação de professores.
No primeiro dia do bootcamp, o programa envolveu intervenções de vários elementos do DEP e do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, que exploraram aspetos relativos à concetualização da abordagem STEAM e Universal Design for Learning (UDL).
Sem perder de vista a importância e o papel das competências digitais, foi ainda explorado o conceito de Open School através da apresentação do projeto EduCITY.
No segundo dia do bootcamp, após uma visita à Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, foi apresentada a metodologia e a plataforma OpenUS4ALL, pela coordenadora do projeto, Mari Del Carmen Perea Marco, da Universidad Miguel Hernandez de Elche (Espanha).
O dia terminou com os workshops “Nutrição e saúde” e “Vamos cuidar dos nossos mares”.
O programa do terceiro e último dia do bootcamp foi dinamizado pela equipa da Fábrica, tendo sido dedicado à problemática dos plásticos na sustentabilidade ambiental. Neste âmbito foram realizados três workshops de Educação STEAM, onde se desenvolveram metodologias e protótipos para abordar este tema.