A Fábrica da Ciência apresenta uma instalação interativa para conhecer sons subaquáticos.
“Sononautas: Aquática” vai estar disponível esta sexta e sábado na Fábrica em Aveiro.
Através de jogos e experiências visuais e auditivas, a iniciativa convida a explorar as ligações entre arte, ciência e educação, revelando a musicalidade escondida no universo sonoro dos ecossistemas subaquáticos.
A participação é gratuita mediante inscrição.
“Sononautas: Aquática” transporta os participantes para um universo onde o som da água se torna visível e palpável, e onde se explora a sua dimensão musical e acústica. Estimula a escuta ativa, a curiosidade e a imaginação, promovendo uma aproximação criativa ao universo sonoro dos ecossistemas aquáticos.
Destinado a crianças a partir dos 6 anos, “Sononautas: Aquática” propõe uma experiência sensorial única, que transforma a água em música e os visitantes em exploradores de um universo sonoro submerso.
Esta sexta as sessões destinam-se a grupos escolares e no dia 21 de junho, acontecem duas sessões, às 10h00 e às 11h00, destinadas ao público em geral.
“Sononautas” é uma criação da Sonoscopia Associação numa iniciativa conjunta com o Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, a Linha Temática “Performatividades Digitais e Tecnológicas” e o projeto Shores.
O projeto é uma co-criação da investigadora do INET-md Ana Luísa Veloso, Henrique Fernandes (Sonoscopia) e Gustavo Costa (Sonoscopia), com apoio à criação de Vicente Mateus e João Ricardo, produção executiva de Patrícia Caveiro e produção da Sonoscopia.
Resulta de um processo de investigação desenvolvido pela Sonoscopia em parceria com o INET-md, e conta com a coprodução do CCB / Fábrica das Artes.