Pedro Abrunhosa no cartaz do Cineteatro de Estarreja no arranque do ano. O cartaz dos primeiros três meses já é conhecido.
Os Concertos Íntimos regressam com a força de três vozes femininas: Sara Tavares (19 de janeiro), Raquel Tavares (23 de março) e Carolina Deslandes (18 de maio).
O “Concerto de Ano Novo” (5 de janeiro) é dado pela Banda Bingre Canelense, numa oferenda musical com “Grandes Temas do Clássico ao Rock” e participação especial de Beatriz Maia e Miguel Rodrigues. No dia seguinte cantar de janeiras no “Encontro de Trupes de Reis”.
O Trigo Limpo teatro ACERT - com textos de Luis Vaz de Camões, Ricardo Araújo Pereira, Raúl Solnado - sobe ao palco com Fogo (12 de janeiro) e o ACE Teatro do Bolhão – com texto de Afonso Cruz – leva a cena “O Baile das Coisas Importantes (13 de janeiro).
Janeiro também é sinónimo de comemorações da elevação de Estarreja a cidade. No 14º aniversário, a Câmara Municipal de Estarreja convida a Orquestra Filarmonia das Beiras, sob a direção do Maestro Cláudio Ferreira, tendo como solista a flautista Angelina Rodrigues.
Neste concerto, será apresentado a Abertura de As Bodas de Fígaro de Wolfgang Amadeus Mozart, o Concerto para Flauta de Jacques Ibert e a Sinfonia nº7 de Ludwig van Beethoven.
Fevereiro abre com o apresentador de "Preço Certo" e comediante, Fernando Mendes. Apresenta-se a solo e encarnará na pessoa de Custódio Reis, um vendedor de vinhos e licores, que vive afogado em dívidas. Certa noite, em vez de — como é habitual — ressonar, fica com insónias, questionando-se sobre o seu possível divórcio, o facto de ser um pai ausente e outros problemas da sua vida, para os quais vai tentar encontrar soluções e alcançar a paz de alma. “Insónia” será apresentado no dia 2 de fevereiro.
O dia dos namorados conta com Herman José (16 de fevereiro) integrado no Festival “Montepio às vezes o amor”.
Após dois anos do lançamento do seu último álbum, Pedro Abrunhosa está de volta com o álbum “Espiritual”, um trabalho que foi “gravado à moda antiga” com os músicos do Comité Caviar, com quem o artista vai partilhar o palco neste concerto.
O oitavo disco de originais composto por 15 canções entrou diretamente para o 1.º lugar do TOP de vendas e como descreve Pedro Abrunhosa, “é um conjunto de Canções que, como todas, só ganharão vida plena no palco quando tocadas diante a cumplicidade do público”.
Para ver e ouvir na noite de 23 de fevereiro.
O Clube de Poesia de Estarreja apresenta “A Mulher ao Lado” ( 8 de março) no dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. O primeiro concerto de 2019 do OuTonalidades, circuito português de música ao vivo que percorre o país de norte a sul, chega a 9 de março com “ÊXODO”, composto por violão (Augusto) e clarinete (Paulinho), que se revela um entrelaço de danças e de canções que retratam de forma sonora o espírito da América Latina.
No final do mês de março, dia 30, Victor Hugo Pontes apresenta “Margem”. A partir da obra literária, que também é uma obra política Capitães de Areia, de Jorge Amado, o encenador e coreógrafo Victor Hugo Pontes quis perceber quem são os capitães da areia dos nossos dias.
O contacto com jovens que vivem nas margens e que foram privados do ensino, da alimentação, de carinho, de família, deu origem a este teatro documental com texto Joana Craveiro.
No cinema, há filmes acabados de estrear tanto no Cinema Infantil como no Cinema em Cartaz. As Quintas de Cinema continuam atrativas, até no preço.