O espetáculo “Bela Senão Sem”, da Orquestra Jazz de Matosinhos com João Paulo Esteves da Silva, sobe ao palco do Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, integrado no Ciclo Tons Inteiros.
São canções sem palavras, as composições do pianista João Paulo Esteves da Silva.
Mas são canções que se valem da musicalidade da língua portuguesa, de uma enorme criatividade melódica e, mais tarde ou mais cedo, retomam os caminhos imprevistos da improvisação.
O projeto que junta o pianista de Lisboa à formação de Matosinhos, sob a direção de Pedro Guedes, nasceu de uma encomenda da Casa da Música, que deu origem aos novos arranjos e a um concerto em 2011.
No ano seguinte, o projeto marcou presença no Festival Guimarães Jazz, que se associou à editora Tone Of A Pitch para possibilitar a gravação do álbum "Bela Senão Sem", que em 2020 foi reeditado com o selo CARA.
Temas como "Certeza", "Bela Senão Sem", "Tristo" ou "Canção Açoriana" contam com arranjos originais de Carlos Azevedo, Pedro Guedes e do próprio João Paulo Esteves da Silva que, ao piano, divide os momentos de criação instantânea com os talentosos solistas da Orquestra Jazz de Matosinhos.