A edição deste ano da Milha está em curso e a festa da música e dos músicos de Ílhavo promete para este sábado e domingo mais espteáculos depois da estreia do copo da madrugada que atuou ontem à noite.
A Companhia Jovem de Dança de Ílhavo (CJDI) estreia a sua quinta criação, dirigida pelo diretor artístico e pedagógico da Companhia, o coreógrafo Luiz Antunes.
“GINECEU” é o primeiro espetáculo da CJDI que abriu convocatória a bailarinos externos às escolas de dança do Município e conta com 14 intérpretes, figurinos de Joel Reigota, composição musical de Henrique Portovedo e assistência à criação de Marco Olival.
Reflete sobre utopias, distopias, aparições e superstições num “falso mundo cor-de-rosa”.
Tem duas récitas marcadas para este sábado, 2 de novembro, às 21:30, e domingo, dia 3, às 15:00, na Casa da Cultura de Ílhavo.
Depois de interpretar Fausto Bordalo Dias em 2023, sob a orientação dos Lavoisier, o projeto comunitário da Orquestra do Mar regressa e convida Samuel Úria para assumir os comandos na interpretação do disco “Uma Canção para a Europa”, editado por Carlos do Carmo em 1976, bem como outras músicas lançadas no mesmo ano.
A ele juntam-se mais de duas dezenas de músicos do Município de Ílhavo, que responderam à convocatória, sob a direção musical do músico António Quintino.
A Orquestra fecha o festival, no domingo, às 19:00, na Fábrica das Ideias.
Da PRAIA, plataforma de registo de artistas ilhavenses integrada no programa de apoio à produção local do 23 Milhas, destaque para a estreia absoluta do projeto Ayela, de Daniela Cardoso, que combina ambient pop, música eletrónica, tradicional e experimental.
O concerto é este sábado, às 16:00, na Casa da Cultura de Ílhavo.
Também hoje, mas às 23:00, atua o saxofonista Guilherme Fradinho, que apresenta a sua música original em quinteto.
Nesta edição prolongam-se os Encontros Praia, que desafiaram músicos que não se conheciam a trabalhar em conjunto e que apresentaram os primeiros resultados dessa experiência coletiva no Festival Rádio Faneca. Adriana Grego, Jorge Anjos e Micael Lourenço com Xumiga (sexta-feira), Projecto X.X com Feed The Horse (sábado) e Charles Lazer com Vitória Wilkens (domingo) regressam agora para apresentar as suas criações conjuntas num novo contexto.
Ainda neste contexto, será apresentado o documentário “Encontros PRAIA”, do realizador Gonçalo Almeida, que foi desafiado a acompanhar o processo de criação e apresentação destes artistas antes e durante o festival Rádio Faneca.