Museu de Albergaria-a-Velha – MAV - é o nome do novo equipamento cultural que o Município de Albergaria-a-Velha pretende criar no Concelho.
O programa museológico, fruto de um trabalho de investigação de cerca de três anos, foi apresentado pela autarquia no passado fim de semana.
O MAV pretende ser um equipamento municipal “pluridisciplinar, inovador e inclusivo”, com o objetivo estratégico de ter relevância no panorama museológico português e internacional.
O programa teve como base quatro estudos efetuados pelos investigadores e académicos Jorge Custódio, Maria da Luz Sampaio, Deolinda Folgado e Susana Pacheco.
Estrutura pensada para manter a memória, as tradições e a cultura do território, para que sejam transmitidas às novas gerações.
Promete integrar tradições religiosas, o património arqueológico, molinológico e industrial, o património natural, o Caminho de Santiago e os próprios sítios turísticos.
Na análise das coleções temáticas e recursos existentes, Albergaria-a-Velha possui, em coleções públicas, privadas e associativas, diversos objetos, instrumentos, fundos documentais e fotográficos com os quais é possível criar uma narrativa em que a comunidade se veja representada.
Com o programa museológico definido, o Município aguarda a abertura de candidaturas a projetos de financiamento na área da Cultura para começar a conceber o espaço físico do MAV, que será uma âncora cívica e cultural para Albergaria-a-Velha.