Avanca quer assumir-se como polo criativo na indústria do cinema e o Festival deste ano quer ser hino à liberdade e voz contra as guerras.
Sob o mote “Liberdade, Liberdade”, a 28ª edição do Festival de Cinema de Avanca decorre entre 24 e 28 de Julho.
Cineastas de países tão diversos como EUA, Brasil, China, Coreia do Sul, Espanha, Grécia e Portugal apresentam novas produções e na agenda de 2024 há uma novidade com a estreia de duas comédias.
Costa Valente, diretor do Avanca Film Festival, diz que é um sinal contra o clima de guerra e de tristeza que invade o mundo (com áudio)
O Festival decorre de 24 a 28 de Julho e vai incluir uma Maratona sobre e liberdade criativa para quem quer aprender a filmar.
Cineastas premiados serão os tutores dos participantes nos momentos experimentais e apresentam obras a concurso.
Os trabalhos iniciam-se na quarta-feira, dia 24, a partir das 14h, na Escola Professor Doutor Egas Moniz, no centro de Avanca e, no domingo dia 28, no Auditório Paroquial, também em Avanca, será o momento da apresentação do que se filmou, animou, editou.
Serão dias de filmar ficção, obras experimentais e documentais, será tempo de experimentar todas as técnicas do cinema de animação, do desenho à Inteligência artificial.
A Maratona relembra Abril de 74 e todas as Liberdades que impulsionam o ato criativo e que abrem portas sobre portas.
Isabel Pinto, vereadora da Cultura em Estarreja, lembra que existe a pretensão de assumir Avanca como “cluster criativo” e que essa é uma aposta que pretende afirmar a cultura como fator de desenvolvimento social e económico (com áudio)
A organização do Festival de Cinema de Avanca está a cargo do Cine Clube de Avanca e do Município de Estarreja, com o apoio do Ministério da Cultura, do IPDJ, da Turismo Centro, da Junta de Avanca, do Agrupamento de Escolas e da Paróquia de Avanca.