O Cineteatro Alba apresenta exposição sobre a crise dos refugiados na Grécia.
“Grécia: O Purgatório Europeu”, do fotojornalista Ricardo Lopes, apresenta-se como um portfólio fotográfico sobre alguns dos campos de refugiados e centros de acolhimento que o autor visitou e fotografou em 2016.
“Naqueles campos, sente-se o ciclo vicioso da História dos nossos tempos: a marca indelével da guerra, da perseguição, da garra de sobrevivência humana, mas também da perda de esperança”, escreve Ricardo Lopes.
Ricardo Lopes nasceu em Lisboa em 1990. Formou-se em Fotojornalismo pelo Cenjor – Centro de Formação Profissional para Jornalistas em 2017.
No mesmo ano, começou a colaborar com o Global Media Group, publicando o seu trabalho nos jornais nacionais dos grupos, nomeadamente: Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF Online.
É colaborador do jornal Público, cobrindo temas como política, economia, ambiente, cultura, arte e viagens para as edições diárias e suplementos semanais do jornal.
Embora o fluxo de refugiados e migrantes a chegarem à Grécia tenha diminuído bastante nos últimos anos – em 2021, foram menos de 9000 pessoas a chegarem ao país de acordo com dados da ACNUR – a crise migratória ainda não acabou e continua a merecer a atenção.
A exposição “Grécia: O Purgatório Europeu” pode ser visitada durante o horário normal de funcionamento do Cineteatro Alba até ao final de fevereiro.
Insere-se na estratégia de sensibilização sobre a temática dos refugiados, promovida pelo CLDS 4G Albergaria IntegraT.