O cantautor e contrabaixista portuense Aníbal Zola atua no Cineteatro Alba.
Aníbal Zola é o pseudónimo de José Aníbal Beirão, contrabaixista de formação, cantautor por paixão, nascido no Porto em 1983.
Aos 16 anos, o irmão mais velho ofereceu-lhe um baixo elétrico, que acabou por ser o seu primeiro instrumento numa experiência musical de grupo, aos 18 anos.
Inscreveu-se na “Escola de Jazz do Porto” pouco tempo depois, onde estudou baixo elétrico durante três anos, tendo ainda passado pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (ESMAE).
O seu processo de composição de canções é influenciado principalmente pela música popular portuguesa e latino americana, com especial incidência no Brasil, mas também com uma enorme admiração por músicos como Tom Waits e compositores clássicos de canções populares americanas como Cole Porter ou Duke Ellington.
Editou três álbuns até ao momento intitulados “Baiumbadaiumbé” (2018), “Amortempo” (2020) e “Quem sai aos seus” (2022).
Nestes trabalhos discográficos, a música viaja por diversas sonoridades, seja o Samba ou a Bossa Nova do Brasil, o Tango ou a Chacarera da Argentina ou o Bolero Cubano, sem nunca esquecer o Jazz, que é o seu ponto de partida.
A digressão “Quem sai aos seus” já passou por várias salas de espetáculo do país e festivais, como o EDP Cool Jazz ou o FAUPfest.