A 3ª Edição do Festival de Música de Aveiro realiza-se no final desta semana (4 e 5 de Novembro) no Museu de Aveiro. É o Festival de Música Experimental e Improvisada de Aveiro.
O MEIA vai para a sua 3ª edição com um cartaz com nomes com forte atividade no cena nacional e internacional da música experimental e improvisada como Rafael Toral, João Pais Filipe, Hugo Antunes, Paulo Curado e Miguel Mira. Os espetáculos decorrem no Museu de Aveiro (Santa Joana) e na Igreja de Jesus.
Na primeira noite dia 4, a Igreja de Jesus, classificado como monumento nacional, recebe o trio liderado por Hugo Antunes, contrabaixista português que se tem evidenciado no jazz e música improvisada na Europa. Antunes convida dois pesos pesados do improviso em Portugal, o violoncelista Miguel Mira (Motion Trio) e saxofonista e flautista Paulo Curado.
Na mesma noite o projeto Phantom Trio, composto por Fábio Almeida no saxofone, Sérgio Tavares contrabaixo e João Martins na bateria, irá apresentar o seu recente disco de estreia editado pela editora de música improvisada Creative Sources.
Sábado, dia 5, Diana Combo (Eosin) e Tiago Silva (The Orm), apresentam Linden, duo que se formou para tocar no festival Rama em Flor, na ZDB. O concerto no festival MEIA é o segundo dos músicos e o primeiro como Linden.
Para encerrar o certame, o Museu de Aveiro recebe Rafael Toral, músico reconhecido internacionalmente desde a década de 80 pela sua forma inovadora de explorar a música, e que colaborou com figuras como o John Zorn, Evan Parker ou os Sonic Youth convida o baterista João Pais Filipe, frequente experimentalista do espaço Sonoscopia e membro do coletivo HHY & Macumbas.
Os concertos são gravados na sua totalidade tendo como objetivo, a posterior edição de alguns dos espetáculos em formato áudio, tal como tem acontecido desde a 1º edição. As entradas são gratuitas.