Aveiro na Letónia em encontro de capitais de cultura e projetos de intercâmbio.

Ribau Esteves participou na abertura da Conferência “Cultural Renovation” do programa Liepaja 2027.

O autarca de Aveiro está na Letónia a participar no intercâmbio de Municípios ligados pelo Projeto CreArt 3.0, pelas candidaturas a capital europeia da cultura em 2027 e enquanto líder do Município que assegura a capital nacional da cultura em 2024.

Participa, em Liepaja, na Letónia, na abertura da Conferência "Cultural Renovation", integrada no programa Liepaja 2027.

No âmbito da colaboração entre ambas as cidades, iniciada no âmbito da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, Ribau Esteves reuniu com o Vice-Presidente da Câmara de Liepaja, Salvis Roga, e com a Diretora Executiva de Liepaja 2027, Inta Sorini.

Foi abordado o estreitamento e continuidade do trabalho desenvolvido entre ambos os países e cidades na área cultural, abrindo novas portas à participação do setor cultural de Aveiro, Cidade, Município e Região, para participarem em projetos de “capacitação bilaterais”, que potenciem o setor cultural e criativo como é o exemplo do Projeto CreArt.

Recorde-se que este é composto por 13 Cidades europeias que trabalham de forma colaborativa, partilhando experiências e boas práticas para potenciar a Criação Artística Contemporânea através da implementação de um programa de mobilidade transnacional permanente para artistas emergentes, curadores e agentes culturais com o objetivo de potenciar o contributo económico, social e cultural da criatividade e criação artística para os respetivos territórios.

Financiado pelo programa Europa Criativa, o projeto CreArt 3.0, através de Aveiro, já permitiu, desde o início do ano, a participação em residências artísticas internacionais de três artistas aveirenses: Tiago Margaça (Linz - Áustria. Gerson Baptista (Valladolid - Espanha) e Gabriela Benedeti (Lublin - Polónia).

Esta terça-feira, dia 06 de novembro, decorreu uma reunião de acompanhamento da equipa do projeto CreArt 3.0, liderado pela Cidade de Valladolid, dedicada à avaliação da execução do projeto em 2024, por parte de cada uma das cidades envolvidas, e se preparou o plano de ação para 2025.

Deste projeto fazem parte 3 Capitais Europeias da Cultura: Oulu, Capital Europeia da Cultura em 2026, Liepaja, Capital Europeia da Cultura em 2027 e Skopie, Capital Europeia da Cultura 2028.