Aveiro assinala o Dia Europeu da Criatividade.

Aveiro assinala o Dia Europeu da Criatividade.

Trata-se de uma efeméride iniciada com a Rede de Cidades para a Criação Artística CreArt, da qual Aveiro faz parte desde 2012.

A celebração em Aveiro irá estender-se ao fim de semana estando programado um seminário e um Encontro de artistas CreArt.

O seminário local intitulado Boas práticas de gestão cultural na Rede CreArt – Internacionalização decorre esta tarde, no ATLAS Aveiro e conta com a presença e a partilha de experiências de três oradoras. 

Maria Mozo García, Chefe do projeto CreArt, abordará as dinâmicas culturais da Cidade de Valladolid, o incentivo à criação artística e à valorização do território; Oleksandra Kushchenko, do Lviv Artistic Council – Dialogue, explora a forma como os artistas ucranianos respondem às grandes transformações sociais, políticas e culturais, incluindo o atual contexto de conflito bélico e a terceira oradora, Zane Estere Gruntmane, abre o seminário com uma comunicação sobre a importância da cooperação cultural na esfera internacional e fará a moderação do evento.

Ainda durante o seminário será lançada a plataforma Canal Cultura Aveiro, destinada aos artistas e agentes culturais de Aveiro, e feita a apresentação da próxima edição do Aveiro Jovem Criador.

O Encontro de Artistas CreArt, com curadoria de Marzia Bruno, conta com a participação de cinco artistas provenientes das Cidades parceiras do projeto: Garance Alves [Clermont-Ferrand, França]; Laura Dzērve [Liepaja, Letónia]; Nacho Roman [Valladolid, Espanha]; RūtaSimutyte [Kaunas, Lituânia] e Tiago Margaça, a representar Aveiro.

Os trabalhos de Garance Alves [“Body continents 1, Body Language 1, Body Language 2 e Hollowing-out”], Laura Dzērve [| “Vai šis kronis ir tā vērts?, Mierasimbols, Iejūties manā ādā e Manas saknes ] e de RūtaSimutyte [“Heaven”] estão expostos na Estação, e as artistas farão visitas de autor às 11h00 e às 15h00 de sábado e domingo.

Nacho Roman apresenta a performance ao vivo “Sonic portraits of Aveiro”, que explora as paisagens sonoras da Cidade, no Mercado José Estêvão (antigo Mercado do Peixe).

A primeira performance tem lugar esta sexta, às 17h00, repetindo às 11h30 e 16h30 de sábado e domingo.

Tiago Margaça apresenta “Organic propagation”, uma obra em processo, cuja criação decorre ao longo dos dias do encontro e pode ser apreciada pelo público, entre as 10h00 e as 17h00, também no Mercado do Peixe.

Aveiro é parceiro do projeto CreArt 3.0, uma rede de Cidades que reúne 14 entidades de 13 países europeus, a decorrer entre 2024-2026 enquadrado no programa Europa Criativa.