Alunos finalistas em Criação Artística Contemporânea da UA assinam exposição na Casa da Cultura de Ílhavo.

“Sentir o pulsar” da criação artística de finalistas em Criação Artística Contemporânea da UA é o mote da mostra patente ao público na Casa da Cultura de Ílhavo.

“PULSAR” é uma mostra de trabalhos de 19 autores, sendo 13 finalistas do mestrado em Criação Artística Contemporânea (MCAC) da Universidade de Aveiro (UA), patente até domingo, 22 de junho, na Casa da Cultura de Ílhavo/23 Milhas.

Habitual no Museu de Aveiro, a exposição transferiu-se este ano para a Casa da Cultura de Ílhavo.

A exposição apresenta os projetos finais (instalações no espaço; interação, vídeo e fotografia) de 19 autores, 13 finalistas, alguns estudantes Erasmus ou inscritos em opção livre, e foram desenvolvidos no ano letivo de 2024/2025.

Como acontece também, anualmente, os alunos participaram numa residência artística, em parceria com a Binaural Nodar, residência que este ano foi intitulada “A Arte do Encontro Caramulano” e decorreu em Vouzela, estando a mesma integrada nas atividades da Rede Tramontana (https://www.re-tramontana.org).

Esta Rede é um projeto cofinanciado pelo programa Europa Criativa e que se relaciona com práticas artísticas e arquivísticas em contextos rurais de montanha de Portugal, de Espanha, de França, de Itália, da Roménia, da Albânia e da Polónia.

Esta oportunidade, explica Paulo Bernardino, diretor do MCAC, “fez com que os estudantes tivessem a oportunidade de experienciar e ampliar os projetos na sua interação com a natureza do espaço rural que exploraram e que se espelham nas instalações presentes”.

Este ano o MCAC e a Binaural Nodar celebram catorze anos de parceria contínua, no âmbito da qual se desenvolveram ao longo dos anos múltiplas atividades conjuntas, entre as quais a residência artística anual, coorganizada no território de Viseu Dão Lafões desde 2011 e que, no ano de 2022, motivou a exposição retrospetiva “Entre tempos e lugares” que decorreu no edifício do Departamento de Comunicação e Arte da UA.

A exposição “PULSAR” estará patente ao público até 22 de junho.

Autores representados: A Catafórica; Ana Catarina Maio; Angela Rosana; Daniela Gomes; Gongori; Hildebrand; Ilaria Vargas; Joana Brito; Jorge Farinha; Maria Mesquita; Nadia Cioara; Nathália Magalhães; Patrícia Bessa; Patrícia Sousa; Ricardo Miranda; Saila Paloniemi; Urszula Trawniczek; VH e Yu Jindong.