Adriana Oliveira Ribeiro, aluna do Conservatório de Música de Aveiro, venceu, no passado domingo, o International Music Competition London Prize Virtuoso Competition 2016, na categoria Advanced, que engloba concorrentes entre os 16 e os 18 anos, evento de Canto que decorreu no Royal Albert Hall.
A competição, que contou com diversos participantes de vários países, juntou concorrentes que, para além da vitória nas respectivas categorias, dará direito a receber o prémio, e actuar, na Gala dos Laureados no Royal Albert Hall – Elgar Room no mês de Março.
Adriana Oliveira Ribeiro nasceu em Aveiro, no dia 27 de Dezembro de 1999. Aluna no Agrupamento de Escolas Homem Cristo, estuda Canto no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro, sendo aluna da professora Juracyara Baptista.
Música e Dança são duas áreas que têm estado presentes na vida de Adriana Oliveira Ribeiro e sobre as quais tem participado em várias formações, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Em 2012, Adriana Oliveira Ribeiro frequentou um workshop de Dança, Canto e Interpretação na Plural Entertainment, em Lisboa. No ano seguinte, deslocou-se ao Canadá para participar num programa de carácter intensivo em Teatro Musical, no “No Strings Theatre, em Toronto, onde interpretou as personagens de Lucilla e Prissy do musical canadiano “Anne of Green Gables”.
Este musical foi apresentado durante quatro noites consecutivas no “Toronto Centre for the Arts”. Em 2014, rumou à cidade de Sitges, Barcelona onde participou num curso no “Instituto de Artes de Barcelona”, tendo formação também na área de Teatro Musical e Dança. Ainda nesse ano, gravou em estúdio uma música original com vídeo clip “Through Thunder” composta por Gerson Batista e letra de Adriana Ribeiro.
Em 2015, frequentou o XVII Curso Internacional de Música Vocal na classe de Concerto com o Professor João Lourenço, que decorreu na Universidade de Aveiro.
De salientar as participações em Master Classes de Canto, nomeadamente com a Professora Isabel Alcobia (Universidade de Aveiro), António Salgado (Vocare, Porto) e Elizabete Matos (Academia de Música de Costa Cabral, Porto)
Sendo uma soprano, Adriana Oliveira Ribeiro tem concorrido a alguns Concursos de Canto Nacionais e Internacionais em Canto Lírico. Em 2014, concorreu ao VII Concurso Nacional de Canto de Conservatórios Oficiais que decorreu em Aveiro no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian tendo obtido a Primeira Menção Honrosa na categoria C. Participou no mesmo ano no Concurso Prémio Bom Tempo 2014 em Lisboa, mas foi em 2015 que Adriana se destacou a nível vocal, vencendo o primeiro prémio no Concurso Internacional de Música Cidade de Almada, no Nível Elementar e o Segundo Prémio na Oitava Edição do Concurso Nacional de Canto de Conservatórios Oficiais, que decorreu no Instituto Gregoriano de Lisboa.
Texto: Conservatório