Albergaria em fim de semana dedicado às letras no encontro formativo “Para Além de Princesas e Dragões: A Biblioteca e a Aprendizagem Criativa”.
O Município de Albergaria-a-Velha convida escritores, docentes, investigadores, jornalistas, mediadores de leitura e artistas para abordarem temas como a inclusão, a desinformação, a análise crítica dos media e a Inteligência Artificial na educação em painéis de debate e oficinas, que acontecem, esta sexta a partir das 15h e sábado, a partir das 10h, no Cineteatro Alba.
O escritor e investigador Gonçalo M. Tavares é um dos convidados.
“A sociedade e o sistema educativo vivenciam significativas alterações, desde as migrações, passando pelas redes, plataformização, algoritmos e inteligência artificial, até aos fenómenos de exclusão, de intolerância e comportamentos de ódio, direitos humanos, suscitando novos desafios à Educação para a Cidadania. Conscientes desta realidade, este encontro formativo centra-se na capacitação do ‘outro’, entendido numa ampla aceção, que vai desde o educador, passando pelo estudante até à tecnologia e aos media”, explica Catarina Mendes, vereadora da Educação.
No sábado, às 18h, Rita Redshoes encerra este 10º Encontro Formativo “Para Além de Princesas e Dragões: A Biblioteca e a Aprendizagem Criativa”, com “Chinfrim”, o novo espetáculo para crianças que, através de canções originais, ambientes visuais coloridos e performances encantadoras, toca em temas do dia-a-dia das crianças, como não querer tomar banho, animais domésticos, melhores amigos, irmãos e rebeldia na medida certa.
Destaque para a apresentação no sábado, às 12h, do jornal Escrita Irrequieta”, do Agrupamento de Escolas de Branca, premiado no Concurso “Jornais Escolares – Público na Escola”, e, às 14h, a visita comentada à exposição de ilustração “A Imagem do Invisível”, com o artista Alexandre Rampazo.