Unidade Local de Saúde de Matosinhos adere ao Centro Académico Clínico Egas Moniz.

2024-03-26 10:56

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Centro Académico Clínico Egas Moniz Health Alliance (CAC-EMHA) está em processo de crescimento e a adesão da Unidade Local de Saúde de Matosinhos vai confirmar-se a curto prazo.

Depois de um arranque com os Centro Hospitalares do Baixo Vouga, Entre Douro e Vouga e Gaia/Espinho, USF´s e Administrações Regionais de Saúde do Centro e Norte, a estrutura académica alarga a sua esfera de influência com a adesão da ULS de Matosinhos.

Informação confirmada pelo presidente do Centro Académico Clínico dedicado aos pilares da “assistência, investigação e formação”.

Artur Silva confirma os avanços salientando que a área abrangida já supera os 2 milhões de utentes, algo que pode fazer a diferença em futuros ensaios clínicos (com áudio)

A informação foi veiculada no dia em que o Centro Académico debateu a criação de uma rede capaz de partilhar processos de diferentes fontes.

O Centro Académico Clínico lançou o projeto EMHA Data+, no qual os dados dos diferentes sistemas de informação hospitalares estão harmonizados e compilados numa única base de dados para efeitos de investigação clínica.

Os investigadores dizem que a investigação sai a ganhar com partilha de dados.

Existem dezenas de bases de dados diferentes nos serviços de saúde e que não permitem de forma automática informação sobre o mesmo doente.

Firmino Machado, membro da direção do Centro Académico Clínico, adianta que este é um passo importante na agilização de processos clínicos para fins de investigação (com áudio)