ULS da região de Aveiro reforça consultas de nefrologia em Estarreja.

2024-03-01 11:03

Categoria: 

Concelho: 

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro aumentou para dois períodos semanais o atendimento a utentes da consulta de Nefrologia no Hospital de Estarreja.

Assume “maior proximidade” e “integração mais robusta” dos cuidados aos doentes dos concelhos a norte da ULS.

Desde o dia 21 do corrente mês, a consulta de proximidade de Nefrologia do Hospital de Estarreja aumentou o tempo de atendimento para dois períodos semanais, o que possibilita a realização de novas quatro primeiras consultas.

Este aumento, na prática, significa uma duplicação de atividade realizada até então, naquela Unidade Hospitalar.

Decisão tomada imediatamente após a criação da recém Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro que, para além de integrar todos as instituições do antigo Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga (ACES BV) e do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (Hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja), integra agora o Hospital Dr. Francisco Zagalo, de Ovar.

A estratégia tem como base a melhoria da resposta aos pedidos provenientes de Estarreja, Murtosa e Ovar, facilitando a deslocação para uma unidade mais próxima.

Recordar que, já em janeiro deste ano, a Consulta de Nefrologia abriu no Hospital de Águeda, para garantir uma maior proximidade da prestação de cuidados especializados aos utentes dos concelhos de Águeda, Anadia, Mealhada, Oliveira do Bairro e Sever do Vouga.

Os doentes renais crónicos constituem um grupo com elevado grau de complexidade a que um acompanhamento clínico mais próximo e integrado pode ajudar.