UA: Começa hoje o 'Biologia na Noite'.

2023-05-15 08:59

Categoria: 

Concelho: 

O Biologia na Noite está de volta para a sua 18ª edição, de hoje a quarta-feira.

Contando com um legado de mais de 70 palestras, este é um evento científico e cultural organizado pelo Núcleo de Estudantes de Biologia (NEB-AAUAv) em parceria com o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

Aberto a toda a comunidade académica e aveirense, mas com um foco especial nos estudantes de Biologia, tem como objetivo dar a conhecer o que de melhor é feito na ciência em Portugal.

As palestras da edição deste ano estão agendadas para dias 15 e 17 de maio.

O XVIII Biologia na Noite terá lugar no Anfiteatro Carlos Borrego, do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, com entrada livre e totalmente gratuita.

No dia 15 de maio, segunda-feira, a partir das 21h00, João Canário, professor no Departamento de Engenharia Química e investigador do Centro de Química Estrutural (CQE), Instituto Superior Técnico, abordará o impacto das alterações climáticas nas Regiões Polares. Depois de um breve momento cultural, na segunda parte, António Amorim, professor aposentado da Universidade do Porto e investigador do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), falará sobre a Genética Forense – direitos, deveres e cidadania. No dia 17 de maio, quarta-feira, também às 21h00, João Loureiro e Sílvia Castro, uma dupla de investigadores do FLOWer Lab da Universidade de Coimbra, falarão sobre a Polinização – a relação íntima entre as plantas e os seus polinizadores. Na segunda parte, após uma curta pausa, a mestre Joana Neto-Lima, do Centro de Astrobiología (Espanha), abordará o tema da Astrobiologia – buscando vida no universo. Tal como tem sido recorrente, esta edição incluirá dois momentos musicais e muitas mais surpresas! Para a edição deste ano, o logótipo foi escolhido no âmbito de um concurso organizado pela NEB-AAUAv. Sagrou-se vencedor Renato Nakazone, aluno do Mestrado em Biologia Aplicada da Universidade de Aveiro (UA) e antigo aluno do Curso de Formação em Ilustração Científica.