Semana da Tecnologia prossegue em Aveiro.

2023-10-03 18:58

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Semana da Tecnologia de Aveiro promoveu esta terça-feira workshops dedicados a diferentes temáticas pelos parceiros do evento (Universidade de Aveiro, Instituto de Telecomunicações, Cluster TICE.PT e Cluster Habitat Sustentável e Porto Digital Europa).

Foram abordadas temáticas como a Mobilidade Autónoma, Zonas Livres Tecnológicas, Rede Nacional de Test Beds, Cibersegurança para PME’s e Inteligência Artificial e Ecossistema Brasil.

A jornada de trabalho contou com um painel sobre “Transição Digital na cadeia de valor do Habitat”, de manhã, no Atlas Aveiro. Sessão promovida pelo Cluster Habitat Sustentável que pretendeu promover a discussão sobre a transição digital que está a ocorrer nas empresas e outras entidades ligadas à construção e reabilitação dos edifícios, infraestruturas e cidades.

“Zona Livre Tecnológica” foi outra das propostas, em sessão promovida pela Universidade de Aveiro sobre a criação de condições regulamentares e facilitadoras de apoio ao teste e experimentação de produtos e serviços inovadores por parte de PME e startups.

Na Casa Municipal da Cidadania houve um workshop sobre 'Educação' com destaque para a plataforma UBBU. Em foco as faculdades e conhecimentos básicos das ciências da computação, o raciocínio lógico, a capacidade de resolução de problemas e a melhoria do desempenho em diversas áreas como a matemática e os restantes domínios STEAM.

O Hackthon Aveiro Tech City teve sessão na Fábrica Ciência Viva, da parte da manhã. O Hackathon “Aveiro Tech City” consiste numa competição de programação onde os participantes, com base nas suas competências e conhecimentos, organizados em equipas, procuraram desenvolver soluções inovadoras e disruptivas para três desafios apresentados por empresas de base tecnológica do ecossistema de Aveiro: Altice Labs, Bosch e um desafio do Aveiro Tech City Living Lab.

Numa das conferências da tarde, Ribau Esteves, Presidente da Câmara de Aveiro, realçou a importância da temática para as “sociedades modernas” sublinhando a importância do apoio financeiros do Estado às empresas tecnológicas como sendo essa uma forma de autonomizar os Estados ocidentais perante a forte concorrência oriental. (com áudio)

Pedro Almeida, Diretor do Parque da Ciência e Inovação (PCI), foi um dos oradores da tarde. (com áudio)

 

 

(em actualização)