Porto de Aveiro aproveita aniversário para debates sobre futuro.

2023-03-21 15:00

Categoria: 

Concelho: 

As comemorações dos 215 anos da abertura da Barra do Porto de Aveiro  coincidem, em 2023, com os 100 anos da publicação dos estatutos da Junta Autónoma da Ria da Barra de Aveiro e os 25 anos da Administração Portuária de Aveiro e o programa promete uma reflexão sobre o futuro da estrutura.

Eduardo feio apresentou, esta terça, os pontos altos do programa com iniciativas em vários meses.

Março arranca com “A Escola vai ao Porto” para as escolas do concelho de Ílhavo nos dias 27, 29 e 31.

No dia 2 de Abril há dia aberto no porto de Aveiro para visitas da população.

Um dia depois, na data histórica de abertura da barra, dia 3, há cerimónia comemorativa, em evento dedicado à comunidade portuária, no Laboratório das Artes da Vista Alegre, em Ílhavo.

No dia 27 de Abril realiza-se o Seminário Internacional no âmbito do projeto Cencyl.

Evento no Laboratório das Artes da Vista Alegre sobre “Crescimento Ferroviário no Corredor Ibérico – Desafios e Oportunidades”.

Será dia para a inauguração do topónimo “Avenida de Salamanca” e visita ao Porto.

O mês de Maio inclui, no dia 5, a visita aos Portos da Figueira da Foz e de Aveiro com autarcas das comunidades da região de Aveiro e de Coimbra.

No dia 18 realiza-se o Seminário "Os Portos - Alavanca da Economia Regional” no Luso e em Julho, a 29, em pleno verão, há projeção Videomaping no Farol da Barra.

Novembro é mês para encerrar a celebração com o lançamento de livro evocativo dos trabalhadores do Porto de Aveiro, no dia 2, e a cerimónia Evocativa dos 25 anos da APA e dos 15 anos da Administração da Figueira da Foz.