Oliveira do Bairro: Município integra projeto Local4ActionHub Valongo - Participation4All.

2024-02-26 15:01

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Oliveira do Bairro foi uma das 12 entidades selecionadas, a nível mundial, para integrar o projeto Local4ActionHub Valongo - Participation4All, passando a beneficiar de assessoria científica e técnica para a criação e implementação do Conselho Consultivo da Idade Maior.

A iniciativa gerou interesse, tendo recebido 46 candidaturas de municípios dos continentes europeu, asiático, africano e americano.

De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora da Idade Maior do Concelho de Oliveira do Bairro, o Conselho Consultivo da Idade Maior pretende ser um “órgão consultivo de informação, debate, análise, articulação e promoção dos direitos e proteção das pessoas idosas, de forma a assegurar o seu bem-estar, a sua dignidade, representatividade e qualidade de vida”.

Durante um ano e meio, o Município de Oliveira do Bairro, assim como as restantes entidades participantes selecionadas para o Local4Action Hub Valongo - Participation4All, vai receber formação e suporte técnico gratuitos para a implementação do seu projeto.

Essa implementação será facilitada usando uma plataforma online, que fornecerá as informações e ferramentas necessárias.

A iniciativa Local4Action Hub Valongo - Participation4All é um projeto da Câmara Municipal de Valongo que tem como objetivo primordial contribuir para a geração de conhecimento e experiência através do envolvimento de grupos sub-representados, nomeadamente crianças, jovens e idosos, mas também pessoas com deficiência, migrantes, minorias étnicas ou pessoas com condições económicas e sociais frágeis, possibilitando a criação de uma democracia mais participativa e responsável, fundamental para erradicar a exclusão social e combater a desinformação.

O Pelouro da Idade Maior do Município de Oliveira do Bairro foi criado em 2018, após esta temática ter sido definida como prioridade pelo Conselho Local de Ação Social.