Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais distingue projetos de Ílhavo.

2024-02-28 07:52

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Ílhavo foi distinguido com Selo de Mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais.

É um projeto da “Maior Idade” dedicado às medidas de apoio do Município de Ílhavo aos cuidadores informais” distinguido na 3ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais.

É o segundo ano consecutivo em que a autarquia faz parte da rede.

Reconhecimento que valoriza diversos projetos desenvolvidos no Laboratório do Envelhecimento, nomeadamente o Programa de Apoio a Pessoas em Luto; o Programa de Cuidadores Informais, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade Laços Mar e Ria e a Segurança Social; o projeto SINDIA, em parceria com a Universidade de Coimbra e a plataforma SHAPES em parceria com a Universidade do Porto (ICBAS/CINTESIS).

A autarquia conta, ainda, com um protocolo de parceria firmado com a Associação de Apoio a Cuidadores de Pessoas Dependentes, com a qual desenvolve ações de apoio a grupos de apoio para cuidadores informais e pessoas com demência.

No que concerne à prevenção ao nível da saúde mental, destaca-se o Gabinete de Apoio à Família, bem como as ações de promoção de estimulação cognitiva.

No total, foram apresentadas 66 propostas a nível nacional e reconhecidas 59 candidaturas, tendo o projeto Maior Idade obtido uma das melhores avaliações globais com base nos diferentes critérios do regulamento.