Instituto Duarte de Lemos organizou Congresso Internacional dedicado ao ensino de línguas.

2022-12-19 18:59

Categoria: 

Concelho: 

O Instituto Duarte de Lemos de Águeda prealizou, no passado fim-de-semana (17 e 18 de Dezembro) o Congresso 'Transferring innovative practices in language teaching'.

Tratou-se de um evento internacional que contou com a participação de dez oradores oriundos de Espanha, Itália, Grécia e Portugal, que estiveram presentes em Águeda e 12 oradores que fizeram as suas intervenções online.

Inserido no projeto Erasmus+ 'Eduplat-(TEACH + LEARN + COLLABORATE + SHARE + FIND) x RESOURCES', este foi o primeiro de quatro Congressos programados para os vários países envolvidos no projeto.

"Com o objetivo de transferir práticas inovadoras no ensino de línguas, este evento esteve aberto a todos os docentes interessados, que tiveram a possibilidade de assistir in loco ou online".

"É de salientar a elevada participação de docentes de vários países europeus e das mais diversas disciplinas, revelando desta forma o seu interesse pela temática em causa", referem os promotores da iniciativa.

O Instituto Duarte de Lemos, como entidade organizadora, fez-se representar pelas docentes Alexandra Sucena, Ana Cláudia Henriques e Carla Almeida, que apresentaram e partilharam recursos educativos desenvolvidos e aplicados na prática letiva do colégio.

Para encerrar os trabalhos da manhã de sábado, foi convidada a professora Lucy Bravo, diretora de Knightsbridge – Examination and Training Centre, primeiro centro de exames de Cambridge, nível platina, em Portugal. No âmbito da parceria do Instituto Duarte de Lemos e da Cambridge Assessment English, esteve presente João Bernardino, representante educativo desta entidade, em Portugal.

No dia 18, das 10h às 13h, todos os docentes presentes "tiveram a oportunidade de apresentar as suas questões, dúvidas e testar/adaptar as ideais partilhadas às suas realidades pedagógicas. Foram ainda distinguidos os melhores recursos partilhados pelos vários docentes ao longo destes dois dias de trabalho".