Ílhavo: Autarquia inaugura obra de requalificação do Jardim Henriqueta Maia.

2021-06-26 08:45

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A obra de requalificação urbana do Jardim Henriqueta Maia, no centro de Ílhavo, tem inauguração marcada para este sábado ao final da tarde.

O programa prevê a inauguração, às 18h30, com o descerrar da placa do Jardim Henriqueta Maia e a apresentação da estátua dedicada a Carlos Paião (#emPlayBack), seguido das intervenções do representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Centro, do biógrafo Nuno Gonçalo da Paula (autor da biografia de Carlos Caião) e do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo.

Inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Município de Ílhavo (PEDU), no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana de Ílhavo (PARU), a Requalificação do Jardim Henriqueta Maia resulta de um investimento de perto de 1,5 milhões de euros.

Apostou na promoção de uma melhor mobilidade, reduzindo a área de circulação automóvel, concebendo corredores cicláveis e alargando as áreas pedonais, com ligação preferencial à Malhada.

A implementação de uma rotunda, em substituição do atual cruzamento semaforizado da Av. 25 de Abril, permite, agora, uma maior fluidez rodoviária.

Esta empreitada contemplou igualmente a reformulação das redes de Águas Pluviais e de Iluminação Pública, recuperando uma zona urbana com infraestruturas envelhecidas.

Com a assinatura do artista plástico Albano Martins, a escultura, com a inscrição “#emPlayBack”, é feita em bronze, tem 1,80 metros de altura e ficará colocada ao nível do solo como homenagem ao cantor Carlos Paião.

Nas primeiras leituras sobre a obra há opiniões para todos os gostos.

Depois de anos de discussão em torno do tema, o vogal do PS na Assembleia Municipal, Luís Leitão, diz que o resultado melhorou o espaço mas vai permanecer como símbolo do défice de participação pública (com áudio)