Ílhavo acolhe encontro internacional de circo contemporâneo.

2022-07-05 10:45

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo acolhe o encontro internacional de circo contemporâneo.

Conferência final do “Beta Circus”, esta quinta-feira, no final das ações que mobilizaram artistas de Portugal, Itália, Sérvia e Letónia.

Com um calendário marcado pela pandemia, este projeto estava desenhado para o período de outubro de 2020 até julho de 2022.

Previa mobilidade de artistas, especialistas e agentes associados ao universo do circo contemporâneo mas acabou limitado na sua ação.

A Conferência Final, a realizar no Laboratório das Artes da Vista Alegre, em Ílhavo, vai debater os resultados da cooperação europeia, abordando ainda o futuro da magia e as perspetivas para o desenvolvimento e inovação no domínio do circo.

Será um momento de debate, partilha e networking reunindo um painel de convidados, especialistas nacionais e internacionais de reconhecido mérito, bem como agentes culturais e artistas ligados a estruturas e companhias de teatro, dança, performance, circo contemporâneo, magia e demais linguagens.

No seio do contingente de convidados estarão, entre outros, Luís de Matos (ilusionista), Cláudia Berkeley (Teatro da Didascália), Rémi David (mágico e escritor), Valentine Losseau (antropóloga, ilusionista, dramaturga e directora artística), Verena Cornwall (actual directora do Winchester Science Centre, directora do St. Patrick’s Festival/Dublin e da English National Ballet School), Vittoria Lombardi (curadora e directora da cultureandprojects).

Entre os moderadores estarão os responsáveis pela Bússola, a entidade anfitriã, Bruno Costa e Daniel Vilar, bem como Kalle Nio (artista visual, mágico e encenador), Mara Pavula (directora do Riga Cirks/Letónia) e Mira Dobrkovic (fundadora e directora do Centro de Desenvolvimento para as Artes do Circo – Ludifico/Sérvia).

O Beta Circus pretende impulsionar a inovação e artistas emergentes europeus nas artes circenses, com o objectivo de abordar as novas tendências do circo contemporâneo e compensar a falta de oportunidades para os artistas obterem formação profissional em domínios especializados.

Durante o último ano, um grupo de 12 artistas emergentes europeus juntou-se a um processo internacional de capacitação para a magia contemporânea, apoiado na mobilidade transnacional e na experiência profissional.

Este programa é cofinanciado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia e pela Direção-Geral das Artes, sendo promovido pela Bússola (PT), Teatro Necessario (IT), Ludifico (RS) e Rigas Cirks (LV).

São parceiros associados o 23 Milhas (PT), Parma 2021 – Capital Italiana da Cultura (IT), ATER (IT) e Novi Sad 2022 – Capital Europeia da Cultura.