Dia Internacional dos Arquivos passa pela Rádio Faneca.

2022-06-09 07:49

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo assinala o Dia Internacional dos Arquivos.

O Centro de Documentação de Ílhavo tem a decorrer "Pont(e)s de Acesso", uma semana dedicada às instituições da memória, cada vez mais ativas, envolvidas e presentes na vida da comunidade.

Este ano, o programa teve início com o Seminário “Se esta rua fosse minha: um projeto para a Cidadania Global”, que se realizou no passado dia 4 de junho, no Laboratório das Artes Vista Alegre, em que participaram 70 pessoas.

São parceiros do “Se esta rua fosse minha” a Universidade de Aveiro, a Universidade Sénior do Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Nazaré, os três agrupamentos de escolas do município, a comunicação social e a própria comunidade ilhavense.

O estudo conta atualmente com 977 topónimos identificados com informação resumida, 138 com história detalhada e publicada na imprensa escrita, 849 topónimos fotografados, 638 testemunhos da comunidade sobre mitos, lendas, tradições, costumes, que se consubstanciam em 306 topónimos abordados e 80 pessoas entrevistadas.

Estas memórias foram publicadas em 55 programas na Rádio Terra Nova, o que corresponde a 800 minutos de emissão, aproximadamente.

Durante o “Pont(e)s de Acesso”, que continuará até 12 de junho, haverá tertúlias nos agrupamentos de escolas, onde as comunidades escolares apresentarão testemunhos recolhidos pelos alunos sobre as ruas do concelho.

As atividades integram-se no Festival Rádio Faneca com um programa de rádio que contará com as memórias de João Fernando Marques da Silva sobre algumas ruas do centro da cidade.

Este programa será emitido em direto na Rádio Faneca, esta sexta, dia 10 de junho, às 12h.