Cerimónia de Entrega dos Prémios UA distingue mérito e amor à camisola.

2022-02-14 17:48

Categoria: 

Concelho: 

A Cerimónia de Entrega dos Prémios UA decorre amanhã, a partir das 15h00, no Auditório Renato Araújo.

Durante a sessão serão revelados, pela primeira vez, os vencedores dos recém-criados prémios de Boas Práticas Pedagógicas e Cooperação UA, os vencedores da 2ª edição do Prémio Investigador UA e os vencedores da 2ª edição do Prémio TAG UA.

Estes prémios foram criados para sublinhar o mérito de quem se dedica às principais vertentes da missão da UA, nomeadamente, o ensino, a investigação e a cooperação. A estes três galardões, a UA fez nascer ainda um prémio que reconhece o mérito e a dedicação do pessoal técnico, administrativo e de gestão (TAG), trabalhadores com intervenção nas mais variadas áreas da Universidade e cujo papel é de elevada relevância no funcionamento institucional da Academia. Recorde-se que estes galardões se juntam a outros já existentes, nomeadamente aqueles que são entregues à comunidade estudantil. A cerimónia vai, assim, estrear a entrega de dois prémios: o Prémio Cooperação UA e o Prémio Boas Práticas Pedagógicas. O primeiro destina-se a docentes e investigadores da Universidade que tenham contribuído com a sua atividade para o desenvolvimento de uma sociedade do conhecimento, nas diferentes áreas de cooperação. Assim, serão atribuídos quatro prémios, cada um com o valor de 4 mil euros, um para cada Área de Especialização Científica da UA: Ambiente, Mar e Floresta; Saúde, Biotecnologia e Alimentação; Modernização Industrial e Digital; e Territórios, Economia e Cultura. Com esta iniciativa pretende-se contribuir para o desenvolvimento da estratégia da UA de aplicação das suas atividades de investigação e da competência científica dos seus quadros no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores que qualifiquem o tecido económico e social, assim como a administração pública, e contribuam para o desenvolvimento da região e do país. Quanto ao Prémio de Boas Práticas Pedagógicas, este visa distinguir um docente, ou equipa de docentes da UA, como reconhecimento do mérito e inovação pedagógica. No valor de 5 mil euros, o prémio será alocado ao centro de custos que for identificado para este efeito pelo docente ou equipa premiada e destina-se a atividades de ensino ou com elas correlacionadas. Poderão, ainda, ser atribuídas menções honrosas, quer neste prémio, quer no Prémio Cooperação UA.

No valor de 10 mil euros, o Prémio Investigador UA, tem como objetivo relevar o trabalho realizado na área de investigação concretizado na UA e reconhecer o mérito do investigador ou da equipa de investigação cujo trabalho se tenha destacado. Durante a cerimónia será também atribuída uma menção honrosa (1500 euros) por cada uma das grandes áreas de investigação da UA: Artes e Humanidades; Ciências; Ciências Sociais e Engenharia. O valor do Prémio Investigador UA será alocado ao centro de custos que for identificado para este efeito pelo investigador premiado, ou pelo coordenador da candidatura, quando esta for apresentada a título coletivo, destinando-se as respetivas verbas a atividades de investigação ou com elas correlacionadas.

Destinado ao pessoal técnico, administrativo e de gestão, o Prémio TAG UA, no valor de 5 mil euros, tem como objetivo distinguir o papel relevante destes trabalhadores no funcionamento institucional, nomeadamente nas vertentes económico-financeira, engenharia, arquitetura, apoio jurídico, técnico e logístico. Com esta iniciativa, que já vai na 2ª edição, a UA pretende dar um maior relevo às tarefas do pessoal técnico, administrativo e de gestão, independentemente da sua carreira ou categoria, salientando o trabalho que é efetuado diariamente. O valor do prémio é alocado ao centro de custos que for identificado pelo TAG vencedor que o deverá aplicar em ações de formação ou afins, produtos ou serviços disponibilizados pela Universidade nos Campi ou na aquisição de material para uso no local de trabalho. Também neste prémio poderão ser entregues menções honrosas.