Caminho Marítimo de Santiago pede marina na região de Aveiro.

2022-06-06 09:32

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Região de Aveiro está para ficar na rota do Caminho Marítimo de Santiago e as forças vivas locais são desafiadas a dar força à criação de uma marina que permita acolher todos os “peregrinos” dos mares.

Mensagem que fica do fim de semana na etapa do caminho marítimo percorrido pela Caravela Portuguesa Vera Cruz.

A embarcação esteve acostada no Cais dos Bacalhoeiros (Ponte de Cais n.º2, na Gafanha da Nazaré), numa parceria da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), com a UPSTREAM - Valorização do Território e a Associação da Economia do Mar (Fórum Oceano).

O responsável pela caravela assumiu a dupla manifestação da importância da religiosidade marítima mas também o sinal que é dado para a criação de condições no acolhimento aos velejadores.

No fim de semana em que a “frota” se distribuiu por vários clubes náuticos, Filipe Costa, comandante da caravela, defendeu investimento na criação de novas marinas (com áudio)

João Campolargo, presidente da Câmara de Ílhavo, falou na receção aos peregrinos para salientar a aposta no turismo náutico.

Destacou o envolvimento das estações náuticas da região de Aveiro e deixou a garantia de que o trabalho pelo alargamento da oferta vai continuar (com áudio)

O projeto “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal” pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da “Barca de Pedra” que, segundo reza a lenda, no ano 40 do primeiro milénio transportou o corpo do Santo peregrino desde Jaffa na Palestina até Campus Stella na Galiza.

O Cruzeiro Inaugural em 2022 teve início em Vila Real de Santo António, a 28 de maio, terminando a 13 de junho em Santiago de Compostela.

Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, defende a retoma do turismo como uma certeza assente na diversificação de produtos.

O turismo religioso está em alta no centro com Fátima e o Caminho Terrestre de Santiago.

A peregrinação náutica insere-se nessa dupla aposta de inovar e alargar os caminhos com um percurso marítimo (com áudio)

Seis Estações Náuticas da Ria de Aveiro (Ílhavo, Aveiro, Ovar, Murtosa, Estarreja e Vagos) deram cor ao evento na receção a cerca de 20 embarcações de recreio que integram a “peregrinação marítima”, liderada pela Caravela Portuguesa Vera Cruz.