Ana Paula Vizinho recordou no IDL viagem à Antártida.

2021-06-14 12:00

Categoria: 

Concelho: 

Ana Paula Vizinho, professora de Educação Física e velejadora, aceitou o desafio do Instituto Duarte de Lemos para falar aos alunos dos 2.º e 3.º ciclo sobre a sua viagem à Antártida, em 2002.

Essa expedição portuguesa à vela à Antártida, iniciada a 15 de outubro de 2002, prolongou-se por 8 meses a bordo do Lilly II, um iate de 15 metros, até ao regresso a Lisboa, a 8 de junho de 2003.

Entre outubro de 2002 e fevereiro de 2003, sempre a navegar em direção ao Sul, o pequeno Lilly II, primeira embarcação à vela de pavilhão português e com tripulação portuguesa a chegar à Antártida, passou pelas Canárias, Cabo Verde, Brasil, Uruguai, Chile e Argentina até alcançar o sonhado destino da Antártida.

Os dezasseis dias de estadia, com os imensos icebergues por cenário e a companhia das focas, pinguins e baleias forma o culminar de um sonho repleto de aventuras, mas também de “sacrifícios e inevitáveis riscos”.

Os alunos absorveram “com entusiasmo” as histórias e as fotos partilhadas pela Ana Paula Vizinho, tendo colocado “inúmeras e pertinentes questões” que estenderam esta sessão muito para além do tempo previsto, o que constitui por si só a melhor “avaliação”.

Esta iniciativa inseriu-se nas atividades programadas pelo Instituto Duarte de Lemos enquanto escola integrante da Rede de Escolas Magalhânicas, no âmbito da Rede de Escolas da UNESCO, que visam assinalar os 500 Anos da Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães.

Além das aventuras narradas na primeira pessoa pela velejadora Ana Paula Vizinho, houve ainda um momento de poesia, com os alunos do 7.º ano a recitarem poemas de Fernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner Andresen alusivo à epopeia marítima dos Portugueses.