Festa das Fogaceiras 2022 retoma programação cultural.

2021-12-03 17:02

Categoria: 

Concelho: 

A mais importante festividade religiosa do concelho de Santa Maria da Feira e uma das mais emblemáticas do Norte do País, a Festa das Fogaceiras, volta a acontecer a 20 de janeiro, cumprindo-se, uma vez mais, uma tradição com mais de 500 anos de devoção ao mártir S. Sebastião. Depois da ausência de programação cultural em 2021 devido à pandemia, a Festa das Fogaceiras 2022 associa já um programa com diferentes propostas que acontecem entre 10 e 31 de janeiro.

A mais antiga e simbólica festividade religiosa de Santa Maria da Feira, celebrada também além-fronteiras – Brasil, Venezuela e África do Sul –, pelas comunidades feirenses, acontece no dia 20 de janeiro, com três grandes momentos ao longo do dia, sendo as meninas fogaceiras de todo o concelho, totalmente vestidas de branco com cintas coloridas e de fogaça à cabeça, um dos ícones desta tradição.

A celebração religiosa centra-se no dia 20 de janeiro, mas, como é já tradição, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira preparou um programa cultural da Festa das Fogaceiras que se inicia a 10 de janeiro, prolongando-se até ao dia 31, com diferentes iniciativas, da música ao teatro, passando por exposições, concursos e oficinas artísticas.

No ano em que celebra 35 anos de carreira (2022), a Quinta do Bill integra a programação da Festa das Fogaceiras, juntando-se aos cerca de 220 músicos das quatro bandas filarmónicas do concelho – Banda de Música de Arrifana, Banda Marcial do Vale, Banda Musical de Santiago de Lobão e Banda Musical de Souto – para dar forma ao concerto “Em Filarmonia com Quinta do Bill”, um espetáculo imperdível, em formato sinfónico, no dia 29 de janeiro, às 21h45, no Grande Auditório do Europarque. Do programa musical, destaque ainda para o Grande Concerto de Ano Novo, pela Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, no dia 23 de janeiro, às 17h00, no Grande Auditório do Europarque. Para o dia 26 de janeiro, às 22h00, está agendado, no Cineteatro António Lamoso, o concerto do trio Indie Rock de Santa Maria da Feira, Blu Flamingo.

São Sebastião – O Piedoso é a recriação histórica que a Décadas de Sonho apresenta no auditório do Cineteatro António Lamoso, nos dias 14 e 15 de janeiro, às 21h30, e no dia 16 de janeiro, às 16h00. O tradicional Teatro de Revista do Centro Cultura e Recreio do Orfeão da Feira sobe ao palco do cineteatro no dia 20 de janeiro, às 20h30. Ensaio Geral é o espetáculo que alia a sátira à comédia.

A XVI Exposição Reinventar o Traje das Fogaceiras, as oficinas Cumprindo a Tradição e A Minha Família Vai ao Museu! E a Tua?!, o espetáculo de teatro infantil Era Uma Vez as Fogaceiras, a exposição São Sebastião: O Voto – A Identidade – A Arte e o concurso de desenho As Fogaceiras na Rua, são algumas das iniciativas que integram o programa de 2022 da Festa das Fogaceiras.