Ílhavo: "João Campolargo chega ao poder sem apresentar um programa sólido e sem rumo definido" - Luís Diamantino (PSD).

2024-02-19 12:26

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Luís Diamantino assume a concelhia de Ílhavo do PSD como “mensageira de esperança” para um “eleitorado desiludido”.

Foi com estas palavras que o novo dirigente se dirigiu aos participantes na tomada de posse da concelhia.

Falou sobre a importância de lançar um projeto alternativo que capte a confiança do eleitorado e traçou como objetivo o regresso à cadeira presidencial do Município em 2025.

Cerimónia perante de cerca de centena e meia de militantes e simpatizes com recados para fora e para dentro do partido.

Deixou críticas diretas ao atual executivo da Câmara Municipal a quem imputou “falta de um programa consistente” para o município e com denúncia sobre “desrespeito pelas instituições Juntas de Freguesia e Assembleia Municipal” (com áudio).

O presidente da concelhia diz que para dar esperança aos cidadãos é preciso trabalho e conseguir unidade interna.

Na ausência da anterior líder de concelhia que não foi à cerimónia de tomada de posse, Luís Diamantino elogiou a coragem de Fátima Teles e fez “mea culpa” por não ter dado todo o apoio que a equipa que apanhou os “estilhaços” da derrota eleitoral de 2021 “merecia”.

O dirigente falou, ainda, sobre os desafios eleitorais, com Legislativas e Europeias em 2024.

Sobre o dossiê autárquicas anunciou que não será candidato à Câmara e que o nome do cabeça de lista será apresentado no último trimestre do ano.

João Campolargo, o rosto do projeto que acabou com os 24 anos de mandatos de maioria Social Democrata ao comando de um projeto independente, foi acusado de “não ter projeto” e ter deixado o município “órfão de liderança política”.

Paulo Pinto Santos, o presidente da Assembleia de Militantes do PSD, que tem mantido enquanto presidente da Assembleia Municipal, momentos de tensão com o autarca de Ílhavo, aproveitou a tomada de posse para criticar o exercício do poder em Ílhavo.

Acusa o autarca de estar “cansado” e “perdido” e de protagonizar uma “liderança fraca” (com áudio).

De fora do concelho chegou a mensagem que alerta para a importância da unidade partidária.

Silvério Regalado, vice presidente da distrital, candidato às legislativas por Aveiro, autarca com mandatado suspenso em Vagos, diz que o partido não deve ter medo de apresentar os seus melhores quadros, mas deve evitar lutas de galos que enfraquecem a imagem junto da opinião pública.

Luís Diamantino tem 47 anos, é Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo desde 2013.

Foi Membro da Comissão Política de Ílhavo do PSD entre 2010 e 2021 e Presidente da Associação Cultural da Gafanha do Carmo entre 2009 e 2013.

Nas declarações vincou o que diz ser a “frontalidade” na crítica com lealdade para com os adversários.

Promete combate político, “procurando apresentar soluções com verdade, sem demagogia e calunia”, num debate que defende seja “saudável, proactivo e construtivo”.

Ao lado do presidente da comissão política estiveram os novos representantes dos órgãos da concelhia e de gabinetes de estudos, dirigentes da JSD Distrital e concelhia e candidatos a deputados da Aliança Democrática pelo Circulo de Aveiro.