Distrito de Aveiro garante 8 Autarquias Familiarmente Responsáveis.

2020-11-20 10:28

Categoria: 

Concelho: 

Municípios com Bandeira Verde albergam já mais de dois milhões de famílias.

Mais de dois milhões de famílias portuguesas residem nos 81 municípios que recebem este ano a bandeira verde para políticas amigas da família do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

Na sua 12ª edição, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distingue 81 municípios com a bandeira verde de “Autarquia Familiarmente Responsável”, um número que evoluiu mais de 5%, face às 77 entidades premiadas o ano passado.

Os distritos com maior número de autarquias distinguidas foram os distritos de Coimbra (11), Lisboa (10); Santarém e Aveiro (8 municípios cada) e Braga (7).

Em Aveiro há mais duas na lista em comparação com 2019.

Pela positiva está a ainda a entrada do distrito de Viana do Castelo, com a bandeira de “Autarquia Familiarmente Responsável” a premiar o município de Monção.

Os distritos de Bragança; Évora e Portalegre não incluem nenhum dos seus municípios nesta edição do OAFR, cujos dados reportam ao ano de 2019.

No futuro, o principal objetivo do Observatório é que todos os municípios portugueses sejam reconhecidos como mais familiarmente responsáveis.

“Mas para já gostaríamos que todas as autarquias estivessem sensibilizadas para a importância da implementação de políticas de família globais, integradas e transversais. Políticas capazes de valorizar a família e capazes de garantir às famílias o pleno exercício das suas responsabilidades e competências de forma a prevenir e apoiar situações de risco e vulnerabilidade. No fundo contribuir para ter famílias mais fortes e resilientes”, destaca Isabel Paula Santos, responsável do OAFR.

Algumas das medidas que mais se destacam nos municípios distinguidos são o apoio ao nascimento; transporte escolar; refeições escolares; atividades de férias gratuitas; comparticipação em tratamentos dentários; comparticipação em tratamentos oftalmológicos; unidades de saúde móveis, entre outras boas práticas.

O OAFR foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral.

A distinção “Autarquia Familiarmente Responsável” é atribuída através de uma bandeira às autarquias que em cada ano se distinguem pelo melhor conjunto de práticas adotadas em matéria de responsabilidade familiar para com os seus munícipes e os seus colaboradores.