Anadia distinguida como Autarquia Voluntária.

2024-01-10 16:37

Categoria: 

Concelho: 

Anadia foi distinguida com o Galardão Autarquia Voluntária 2023, atribuído pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, numa cerimónia que decorreu no Teatro Thalia, em Lisboa.

O Município esteve representado na referida sessão pela vereadora Jennifer Pereira, com o Pelouro da Ação Social, e pela Chefe de Divisão da Ação Social e Saúde, Dora Gomes.

Jennifer Pereira dedica o Galardão a todos os voluntários do Município, pois, “sem eles não existia esta distinção, assim como à equipa da Ação Social do Município de Anadia que continuamente trabalha esta área”.

“É o devido reconhecimento do trabalho desenvolvido por todos, mas também a responsabilidade de tentar fazer mais e melhor em prol dos nossos munícipes", afirmou ainda.

As práticas, dinâmicas e instrumentos criados e desenvolvidos pelo Município, em prol da promoção da prática do Voluntariado, foram os principais aspetos realçados pelo júri para a atribuição da distinção à autarquia anadiense.

O Galardão pretende reforçar o comprometimento das Autarquias com políticas institucionais que visem a disseminação e consolidação da cultura do voluntariado e da solidariedade, como potenciar o desenvolvimento de novos projetos e parcerias, a valorização do seu trabalho e o aparecimento de novas formas de promoção do voluntariado.

Por outro lado, pretende-se a criação e consolidação de uma rede de partilha que privilegia a monitorização, o reconhecimento e a divulgação de políticas amigas do Voluntariado; a disseminação do conhecimento obtido com as candidaturas a concurso, tendo em vista a divulgação dos seus conteúdos, estratégias e objetivos para efeitos de alavancagem dessas práticas e projetos em territórios com caraterísticas similares, permitindo a sua replicação; e a identificação de territórios mais amigos do Voluntariado tendo em vista evidenciar a intensidade dessas iniciativas e a sistematização de boas práticas que possam ser tomadas como referência por outros territórios.