Ílhavo: "Independência e liberdade só se defendem com união e valorização da gente notável e da gente comum" - João Campolargo.

2022-01-14 10:31

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os 124 anos da Restauração do Concelho de Ílhavo são tributo e lição do papel de gente notável e gente comum na construção do município como um todo.

João Campolargo, presidente da Câmara de Ílhavo, fez o reconhecimento simbólico na figura do construtor naval Manuel Maria Bolais Mónica, evocado pelo papel desempenhado no final do século XIX início do século XX.

A cerimónia foi de homenagem a todos os ilhavenses que, durante 3 anos, entre 1895 e 1898, lutaram pela autonomia municipal.

Gente notável e gente comum que, segundo o autarca de Ílhavo, ajudou a construir o concelho (com áudio)

Recorde-se que, em 1895, o Município de Ílhavo perdeu a sua autonomia, tendo sido integrado no concelho de Aveiro, pelo decreto de 21 de novembro de 1895.

Três anos após a extinção, Ílhavo recuperou a sua autonomia, pelo Decreto de 13 de janeiro de 1898, fundamentando-a com o controlo financeiro das contas do concelho, o valor das suas transações comerciais e a existência de empresas de referência, como a Vista Alegre e os Estaleiros Mónica.

Os descendentes do construtor estiveram presentes na cerimónia.

A evocação ficou marcada pela apresentação da obra "Nossa Gente: biografia de Manuel Maria Bolais Mónica" evoca o mestre da construção naval com assinatura de A. V. Carvalho/UA.

Uma das netas quis deixar testemunho sobre a linhagem de construtores salientando o espírito empreendedor e o humanismo colocado no ambiente de trabalho (com áudio)