Alterações climáticas: Aveiro aprende com Veneza.

2023-09-18 08:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro inspira-se em Veneza para preparar futuros planos de mitigação para enfrentar a previsível subida do nível das águas.

O Presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, terminou ontem uma viagem de quatro dias à cidade italiana de Veneza, com visita à Bienal de Arquitetura e com reuniões de trabalho sobre os projetos e obras de defesa de Veneza das águas do Mar e sobre a sua gestão em termos urbanos e de sustentabilidade.

Um dos objetivos "importantes" da viagem passou pela reunião do Presidente da CMA, com o Presidente da “Fundação para a Sustentabilidade de Veneza / VSF / Fundação Veneza Capital Mundial da Sustentabilidade”, Alessando Costa, e com o Diretor Geral da CORILA / “Consórcio para a Coordenação das Atividades de Investigação sobre o Sistema Lagunar de Veneza”, Pierpaolo Campostrini, no âmbito das suas responsabilidades de acompanhamento e participação na conceção e cogestão dos projetos e das obras dos diques de Veneza, conhecido como sistema MOSE, assim como outras atividades em desenvolvimento no âmbito da sustentabilidade da cidade, da laguna e da área metropolitana de Veneza.

O autarca de Aveiro entende que o conhecimento do sistema MOSE “reveste-se da maior importância” para o aprofundamento do trabalho de definição de soluções para defesa do território da Ria de Aveiro e especificamente da Cidade de Aveiro, tendo as três entidades assumido o compromisso de cooperação neste âmbito ao nível político e técnico.

O momento foi também muito útil para conhecer a história da construção da cidade italiana e as técnicas de engenharia utilizadas para defesa de Veneza, as operações de impermeabilização da Praça de São Marcos e de defesa da Basílica de São Marcos, e a gestão dos vários sistemas urbanos.

Uma deslocação que, segundo a autarquia, é relevante no campo da cultura e a pensar no Plano Municipal de Combate às Alterações Climáticas.

A visita à Bienal teve momentos principais nos vários pavilhões e exposições que a integram, com uma atenção especialmente dedicada ao pavilhão central, aos pavilhões de Portugal, Cidade de Veneza, Espanha e Dinamarca, entre outros, assim como na visita às Capelas do Vaticano, instaladas na ilha Sao Giorgio.

A visita contou com uma reunião de trabalho com a Assessora do Presidente da Câmara Paola Mar, que se constituiu também como um momento protocolar de apresentação de cumprimentos.

O Presidente da CMA, Ribau Esteves, agradeceu a hospitalidade e deu conta do “empenho da CMA para prosseguir e aumentar a intensidade das relações entre Aveiro e Veneza, também no âmbito da relação endógena e com muitas semelhanças que as duas cidades têm com a água, e com relevantes valores patrimoniais”, disse.