Vinhos da Bairrada distinguidos em concurso de vinhos do Crédito Agrícola.

2024-01-17 15:33

Categoria: 

Concelho: 

Vinhos da Bairrada distinguidos em concurso de vinhos do Crédito Agrícola.

Iniciativa em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal com distinção de três vinhos da Região da Bairrada.

Foi a 10ª edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola.

No total, foram submetidos a concurso 246 vinhos – brancos, tintos e espumantes – colocados à prova por 99 produtores nacionais das várias regiões vitivinícolas do país, Clientes e Associados do Crédito Agrícola.

O júri, constituído por enólogos, enófilos e jornalistas especializados no sector, distinguiu, durante as provas cegas realizadas a 21 de Outubro, 75 vinhos, dos quais 70 com a Medalha de Ouro, três com a Grande Medalha de Ouro (Artesano Perrum Reserva, Vinho Regional Alentejano 2021, da Elite Vinhos; Quinta da Carregosa Touriga Nacional Grande Reserva DOC Douro 2018, da Carregosa Vinhos; Quinta do Cerrado da Porta, Espumante Bruto Natural Super Reserva “Blanc de Blanc” Vinho Regional Lisboa Branco, 2019, do produtor Cerrado da Porta) e duas distinções para Vinho de Produção Sustentável, a novidade apresentada nesta edição do Concurso, subordinada à temática da sustentabilidade.

Na categoria de vinhos brancos, foi distinguido o Marquês de Marialva Grande Reserva Arinto 2016, da Adega Cooperativa de Cantanhede (na foto).

No que respeita aos vinhos tintos foi atribuída uma distinção ao Marquês de Marialva Grande Reserva 2015, da Adega Cooperativa de Cantanhede.

Por fim, na categoria de espumante, o júri distingiu o Marquês de Marialva Espumante Baga Blanc de Noir Bruto Cuvée 2015, também da Adega Cooperativa de Cantanhede.

Foram ainda distinguidos vinhos oriundos de Vinhos Verdes (uma medalha), Douro (15 medalhas), Dão (nove medalhas), Beira Interior (uma medalha), Tejo (seis medalhas), Lisboa (sete medalhas), Península de Setúbal (oito medalhas), Alentejo (19 medalhas), Algarve (cinco medalhas) e Açores (uma medalha).

A Cerimónia de Entrega de Prémios, que assinalou a 10ª edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola, foi conduzida por Sílvia Alberto e contou com a presença da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, do presidente do Grupo Crédito Agrícola, Licínio Pina, do presidente da Associação dos Escanções de Portugal,Tiago Paula, do presidente do IVV, Bernardo Gouvêa, do presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão, representantes de Comissões Vitivinícolas Regionais, assim como produtores de várias regiões vitivinícolas e responsáveis das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo de todo o país.

O Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola tem como objectivo promover e colocar à prova a qualidade dos vinhos nacionais, procurando gerar novas oportunidades de negócio e dinamização das comunidades onde desenvolve o seu trabalho em contacto directo com as pessoas.