Teka celebra centenário da fundação à escala internacional.

2024-04-09 10:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Teka, líder em soluções integradas para a cozinha, celebra o centenário da sua fundação em 2024 e Portugal vai fazer parte da festa.

Nos seus 100 anos de história, a Teka vendeu mais de 300 milhões de produtos em todo o mundo.

Estima-se que mais de 200 milhões de casas, em todo o mundo possuam algum produto da marca.

A elevada penetração da marca na Península Ibérica, e a liderança sustentada do mercado de eletrodomésticos em Portugal, levou-a a ter o seu produto disponível em metade dos lares espanhóis e portugueses.

A Teka é uma marca histórica e com uma forte ligação à memória coletiva dos portugueses, contando já com 46 anos de presença em Portugal, na Gafanha da Encarnação (na imagem).

A fábrica de Ílhavo, onde foram desenvolvidos um sem número de produtos, é ainda hoje um ponto de pesquisa de desenvolvimento de eletrodomésticos, nomeadamente micro-ondas, alguns fornos e também exaustores.

Conta com um quadro de cerca de 350 colaboradores e é, atualmente, o segundo maior fabricante de lava-louças na Europa.

Os seus produtos são comercializados em mais de 150 países, nos cinco continentes e possui 10 fábricas espalhadas pela Europa, Ásia e América, 35 centros de distribuição e 6 centros de excelência e pesquisa.

Fundada por Karl Thielmann em 1924, a Teka iniciou a sua atividade como uma empresa dedicada ao fabrico de máquinas agrícolas.

Com a incorporação de Helmut Klein, como sócio, em 1957, a empresa adquiriu o nome atual das iniciais de ambos os fundadores.

Especializada em produtos de aço inox, a empresa foi a primeira a produzir lava-louças com este material, desenvolvendo um produto que revolucionaria as cozinhas.

Em 1968 foi pioneira na produção de lava-louças encastrados em aço inox.

Na área de eletrodomésticos, a Teka foi a primeira empresa a produzir placas de cozinha em aço inox, em 1959.

Este produto teve ampla aceitação no mercado pela facilidade de limpeza, resistência e durabilidade deste material.

Em 1978, a empresa patenteou a primeira placa de cozinha de encastrar, o que representou uma inovação no design de cozinhas.

Até então, as placas eram vendidas num conjunto que também incorporava o forno, o que obrigava a ter um espaço maior para a sua colocação.

A sua produção iniciou-se, simultaneamente, em 1983, em fábricas na Alemanha e em Espanha de forma a responder à grande procura do mercado.

Em 1984, a Teka foi também pioneira no fabrico de micro-ondas na Europa, o que facilitou o acesso deste eletrodoméstico aos consumidores Europeus.

Até então, os micro-ondas eram apenas comercializados nos Estados Unidos da América e para o ter teria de ser importado.

Nos últimos anos, a empresa tem feito uma grande aposta na inovação, com o lançamento de novos produtos como SteakMaster, MaestroPizza ou a série Infinity G1.

Todos eles contam com o design como uma peça importante do seu desenvolvimento, e procuram responder às novas necessidades do cliente que tem em casa um espaço de convívio e entretenimento, onde a cozinha se torna o verdadeiro coração da casa.